Home arrow Notícias arrow Memorial do Imigrante traz exposição sobre a imigração japonesa
Memorial do Imigrante traz exposição sobre a imigração japonesa PDF Imprimir E-mail
Por Tamires Alês   
19 de maio de 2008

Acontece até 30 de janeiro de 2009, no Memorial do Imigrante, a exposição "O Papel do Estado na Imigração Japonesa - Os primeiros imigrantes", realizada pelo Memorial e pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

A abertura ocorreu neste sábado (17), às 11 horas e contou com a presença do Kokei Uehara, presidente da ACCIJB, Célia Sakurai, antropóloga e historiadora, Fernanda Cristina, responsável pelos textos e pesquisa e o Coordenador geral da mostra, Júlio Abe.

A exposição, montada com o acervo do Memorial do Imigrante, traz objetos, fotos, documentos e a lista de passageiros do Navio Kasato Maru, que trouxe os 781 primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.

Para Kokei Uehara é muito importante que aconteça uma exposição no local onde passaram os imigrantes, em que estão muitos dos sonhos que eles trouxeram. "Aqui é a origem da formação do Brasil, um país multicultural, de integração de culturas vindas dos quatro cantos do mundo", relata emocionado.

A mostra é dividida em sete partes: "Antecedentes", "O Papel do Estado", "Os pioneiros", "A hospedaria", "Destino", "A vinda de novos imigrantes" e "As colônias". Nelas podemos admirar além da lista de bordo, kimonos femininos e masculinos completos, projeções de slides com fotos hitóricas, bagagens, objetos e documentos pessoais das pessoas que se instalavam na hospedaria.

A exposição é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 17 horas.



Memorial do Imigrante - Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca (Próximo à estação Bresser do metrô - linha Leste-Oeste).

 

 
< Anterior   Próximo >