Home arrow Notícias arrow CCBB do Rio e Brasília realiza exposição Nippon
CCBB do Rio e Brasília realiza exposição Nippon PDF Imprimir E-mail
Por Sheyla Arisawa   
21 de maio de 2008
O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro apresenta “NIPPON – 100 anos de integração Brasil-Japao”, em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, tendo inicio em 26 de maio ate 13 de julho, seguindo, após a temporada, para o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, com inauguração para quatro de agosto.    
 

      O evento contará com exposições de arte moderna e contemporânea, e de objetos ulizados no dia a dia e gravuras tradicionais dos grandes mestres japoneses do século XVIII, mostrando ao público as influências japonesas recebidas pela cultura ocidental, o desenvolvimento da cultura nipo-brasileira e suas características. Será apresentado também, o desfile da coleção de Jum Nakao. 
    

      A mostra NIPPON será dividida em quatro módulos. A Tradição e Cultura é o tema do módulo I, trazendo o Budismo, filosofia essencial na cultura japonesa, e a exposição de objetos e vestes japonesas, além da reprodução do interior de uma casa japonesa com seus utensílios, visando destacar a influência que a cultura japonesa exerceu no ocidente em diversos segmentos como: arquitetura, arte e design.
O Módulo II – Dô – O Caminho – tem como objetivo enfatizar o relacionamento entre a arte e os aspectos do cotidiano. Contará com oficinas de artes e exposições.
 
       O módulo III – Da Imigração Japonesa a Cultura nipo-brasileira - trará a arte de varias gerações, cinema e fotos históricas, mostrando uma linha do tempo da imigração japonesa no Brasil.
No ultimo módulo, módulo IV – Japop – será mostrada a influência do Japão na cultura nipo-brasileira, sendo apresentado trabalhos de artistas japoneses e nipo-brasileiros, tendo destaque para os mangás, anime e uma mostra da tecnologia do Japão. A mostra terá uma serie de eventos paralelos como shows, oficinas de artes, desfiles, cinemas e palestras. 
 
< Anterior