Home arrow Centenário arrow Centenário no Brasil
Centenário no Brasil PDF Imprimir E-mail
COMISSÃO NACIONAL 
A Comissão Nacional foi criada em novembro de 2006 e oficializada pelo Governo Lula em junho de 2007. A Comissão divide-se em sete Grupos de Trabalho nas áreas de Agricultura; Educação e Ciência; Cultura, Turismo e Esporte; Energia e Desenvolvimento Sustentável; Comércio; Comunidade Brasileira no Japão; e Comunicação, Logística e Meios, e tem a missão de organizar, elaborar, coordenar e aprovar a programação nacional das atividades oficiais das comemorações do Centenário. 

COMISSÃO ESTADUAL – GRUPO DO GOVERNO DO ESTADO 
O decreto 48.941, de 14 de setembro de 2004, instituiu o Grupo de Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de proceder o encaminhamento das providências necessárias para a realização das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Estado de São Paulo. O Grupo de Trabalho é presidido pelo vice-governador do Estado, Alberto Goldman, e coordenado por José Roberto de Andrade Filho, assessor especial da Assessoria Internacional do Governo. Um dos destaques é o programa VIVA JAPÃO, da Secretaria Estadual de Educação, que desenvolve atividades pedagógicas ligadas à cultura japonesa, abertas para todos os alunos da rede estadual. 

COMISSÃO MUNICIPAL – PREFEITURA DE SÃO PAULO 
O decreto 46.828, de 20 de dezembro de 2005, criou o Grupo de Trabalho da Prefeitura do Município de São Paulo, do qual fazem parte o prefeito do município Gilberto Kassab, com participação das secretarias de Relações Internacionais, Cultura, Educação e Coordenação das Subprefeituras. Os trabalhos são coordenados por Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turismo. O destaque é a exposição itinerante “100 anos Japão-Brasil”, que percorre durante 8 meses, os 26 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da rede municipal de ensino de São Paulo. 

PROJETOS ESTADO DE SÃO PAULO 
Registro, Campinas, Guarulhos, Mogi das Cruzes, presidente Prudente, São Jose dos Campos, Ourinhos, Atibaia, Limeira, Indaiatuba, Santos, Ribeirão Preto, Araçatuba e Bastos são algumas das cidades do Estado que planejam comemorações especiais para o Centenário, com diversos projetos de construções e festas inseridas no calendário oficial das cidades. As comemorações contam com o apoio da prefeitura municipal. 

PROJETOS DO ESTADO DO PARANÁ 
As comemorações do Paraná concentram-se em Londrina, Curitiba, Rolândia, Maringá e Castro e envolvem construção de jardim japonês, publicação de livros e coletâneas de poesia, shows musicais, apresentações de artes marciais, entre outros. 

OUTROS ESTADOS 
Também foram protocolados na ACCIJB projetos comemorativos dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

COMUNIDADE NIPO-BRASILEIRA 

É considerada a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão. A população no Brasil é estimada em 1,5 milhão de descendentes de japoneses, segundo o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. Atualmente, 75% dos descendentes estão concentrados no Estado de São Paulo (40% somente na Grande São Paulo), e 15 % da população encontra-se no sul do Brasil, com grande concentração no Estado de Paraná, e o 10% no restante dos outros Estados. De acordo com dados do Ministério da Justiça do Japão, em 2006, 313 mil nipo-brasileiros estão no Japão trabalhando como dekasseguis (trabalhadores temporários).