Home arrow Notícias arrow Imigrantes recebem homenagem no Japão
Imigrantes recebem homenagem no Japão PDF Imprimir E-mail
Por Erika Yamauti   
23 de maio de 2008
thumb_mini-foto_113.jpgUma viagem repleta de emoções e homenagens aos imigrantes pioneiros. Em abril, uma comitiva de representantes do Brasil, incluindo coordenadores da ACCIJB, participou das comemorações pelo Centenário da Emigração Japonesa, em Tóquio e Kobe, no Japão.
No dia 24 de abril, em Tóquio, no hotel Okura, aconteceu a cerimônia oficial e a recepção do Ano do Intercâmbio Japão-Brasil e Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, organizada pelo ministro das Relações Exteriores, Masahiko Koumura, que reuniu cerca de 400 convidados.

Estiveram presentes o imperador Akihito, imperatriz Michiko e príncipe Naruhito; o primeiroministro Yasuo Fukuda; o presidente do Parlamento Yohei Kono; o presidente da Câmara Alta, Satsuki Eda, o chefe da Suprema Corte, Nirou Shimada; e Taro Aso, presidente de honra da comissão organizadora do Ano do Intercâmbio Japão-Brasil. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a cerimônia, o imperador Akihito falou sobre as dificuldades dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, e agradeceu ao povo brasileiro pela acolhida aos pioneiros desde 1908: “Assim como os imigrantes japoneses foram bem recebidos no Brasil, acho importante que o Japão receba os brasileiros da mesma forma calorosa”.

O presidente da ACCIJB, Kokei Uehara, representou a comunidade nipo-brasileira, discursando perante o casal imperial. “Nós, imigrantes, enfrentamos uma vida de muitos sacrifícios, mas nunca abdicamos em nossos corações do amor e respeito pela terra natal”, afirmou emocionado.

“O ministro Fukuda e a ministra Rousseff abordaram o relacionamento e o intercâmbio entre os dois países. Em seu discurso, o imperador Akihito foi muito carinhoso e demonstrou gratidão aos imigrantes japoneses, ressaltando a feliz convivência dos dekasseguis com a comunidade local. Sentimos-nos muito gratos com as palavras do imperador”, explica Nagato Hara, coordenador das comissões da ACCIJB.

Amizade e festa em Kobe

Na manhã do dia 28 de abril, no antigo Centro de Emigração de Kobe, de onde partiram os 250 mil japoneses em direção ao Brasil, aconteceu a cerimônia de acendimento da Tocha da Amizade.
mini-foto_119.jpg
mini-foto_111.jpg
 
< Anterior   Próximo >