Home arrow Notícias arrow Aliança Cultural promove Concerto do Centenário
Aliança Cultural promove Concerto do Centenário PDF Imprimir E-mail
Por Erika Yamauti   
22 de maio de 2008
thumb_mini-dsc_0059.jpg
A Aliança Cultural Brasil-Japão comemora o Centenário em grande estilo. No dia 29 de maio (quinta-feira), às 21 horas, a ACBJ realiza o Concerto Comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a Orquestra Aliança Cultural Brasil-Japão, regida pelo maestro Marcos Arakaki, com os solistas Elisa Fukuda e Heitor Fujinami (violino) e Rodrigo Nagamori (oboé).

 

O concerto será realizado no Teatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº), com entrada gratuita (ingressos esgotados). A expectativa é reunir público de 1000 pessoas, entre alunos, diretores, associados, funcionários e convidados da ACBJ.

 

A Orquestra foi especialmente constituída para esse evento, reunindo cerca de 30 músicos, principalmente de ascendência nikkei. O concerto terá duração aproximada de duas horas, reunindo clássicos da musica européia e japonesa.

 

O programa previsto inclui Mozart, com "Eine Kleine Nachtmusik" (Pequena  Serenata Noturna - 1º movimento - Allegro e 4º movimento - Allegro); Vivaldi -  Quatro Estações - A Primavera (Allegro, Largo, Allegro), com a solista Elisa Fukuda (Violino), Bach (Concerto para oboé e violino - Allegro, Largo, Allegro), com os solistas Rodrigo Nagamori (oboé) e Heitor Fujinami (violino) e Guerra Peixe (Mourão).

 

Também serão executadas peças de música tradicional japonesa, com arranjos de Fabio Tagliaferri feitos especialmente para a comemoração do Centenário, com as músicas Sakura - Sakura, Hana, Hamabe no Uta, Furusato, Jizuki no Uta, Nanatsu no Ko,  Kojo no Tsuki e Sen no Kaze ni Natte (essas duas últimas músicas com a participação do tenor Satoshi Yoshii).

 

O concerto será conduzido pelo maestro Marcos Arakaki, com destaque para os solistas Elisa Fukuda (violino), Rodrigo Nagamori (oboé) e Heitor Fujinami (violino).

 

"Poucos poderiam imaginar que transcorridos 100 anos, nós teríamos uma orquestra formada basicamente por descendentes de japoneses fazendo música clássica no Brasil e em altíssimo nível. Espero que este seja somente o primeiro passo deste grupo que tem muito o que contribuir ainda para a comunidade nikkei e para todos os brasileiros", explica o maestro Marcos Arakaki.

O projeto tem apoio cultural do Teatro Municipal de São Paulo, da Prefeitura do Município de São Paulo - Secretaria de Cultura, da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Ministério das Relações Exteriores do Japão, da Qualicable TV Indústria e Comércio (SCP-P) e da Yoki Alimentos.

Serviço

Concerto Comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Realização׃ Aliança Cultural Brasil-Japão
Data׃
29 de maio de 2008 (quinta-feira) - 21 horas
Local׃ Teatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/nº)
Informações: (11) 3209-6630 /
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Site׃ www.aliancacultural.org.br


mini-dsc_0066.jpg 

 
< Anterior   Próximo >