Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow Santos lança livro infanto-juvenil
Santos lança livro infanto-juvenil PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
31 de maio de 2008
“O Segredo da Longa Vida”, segundo livro infanto-juvenil da escritora e educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani, faz uma homenagem especial aos primeiros imigrantes japoneses no Brasil ao contar as aventuras do garoto Lucas e da japonesinha Aiko, recém-chegada no navio Kasato Maru, por Santos e pelo interior de São Paulo no ano de 1908. O lançamento será dia 8 de junho, em Santos, e a obra terá versão em japonês.

 

webmail-view.jpgO segredo da longa vida

Lúcia Maria Teixeira Furlani

Unisanta/Global

20 páginas

 

 

De repente o garoto Lucas, em uma incrível viagem no tempo, se encontra prisioneiro dentro de um navio,  pronto para zarpar do porto de Santos, em 1908. Esse é o ponto de partida do livro infanto-juvenil “O Segredo da Longa Vida” (Unisanta/Global), da educadora e escritora Lúcia Maria Teixeira Furlani, em homenagem ao centenário da imigração japonesa. O trabalho gráfico é de Bill Silva e Leandro Rodrigues. A tradução  para o  japonês é da professora Sayoko Nakai (em kanji e furigana, para atender adultos e crianças). O lançamento será dia 8 de junho, a partir das 19 horas, no Clube Estrela de Ouro, na Avenida Rei Alberto I, número 372, em Santos.

 

Apoiado na linguagem das histórias em quadrinhos, a obra conta a grande aventura do garoto Lucas após conseguir escapar do navio graças à ajuda dos ratinhos e seu encontro com Aiko, uma adorável garotinha que se perdeu dos pais no porto de Santos. Ele vai ajudá-la nessa busca pelo caminho desses primeiros imigrantes no País e enfrentam juntos a sinistra figura do Ninja Sei, da Organização do Mal, cujo objetivo é conseguir a fórmula secreta do elixir da eterna juventude.

Com  um dos ratinhos como intérprete, as crianças se deslocam pela cidade de Santos e pelo Interior do Estado de São Paulo, valorizando o respeito à diversidade e identificando a saga e as origens da influência japonesa nos costumes do Brasil.

 

O livro une ficção com as tradições japonesas. Elementos de Santos (Estação do Valongo, o porto) e do Interior (fazendas de café) estão presentes ao lado de fatos da época como a epidemia de febre amarela em Santos, a construção dos canais por Saturnino de Brito, os problemas enfrentados pelos imigrantes, a formação das colônias, as cidades de origem desses imigrantes e seus costumes.

 

Lúcia Teixeira Furlani diz que o livro nasceu da vontade de participar dessa grande festa e contribuir para trazer luz à carência de informações pedagógicas sobre a imigração japonesa. “No meu primeiro livro foi fantástico o retorno rápido das crianças que assimilaram as informações históricas,  manifestaram curiosidade e pediam mais situações vividas pelo personagem central, o menino Lucas”, comenta a autora. Em seu livro de estréia na literatura infanto-juvenil, “Tudo é possível - Incrível viagem no tempo”, o personagem Lucas faz um passeio pelos principais momentos da história do Brasil.

 

No final de “O Segredo da Longa Vida”, um Saiba Mais com informações sobre as colônias japonesas no Brasil, a rotação das culturas em que trabalhavam os imigrantes, as novas técnicas de cultivo e pesca trazidas por eles, o origami, mangás e outras contribuições desse povo ajudam as crianças a compreenderem melhor esse rico momento.

 

Sobre a autora

Lúcia Maria Teixeira Furlani é doutora e mestre em Psicologia da Educação, psicóloga e educadora. Nasceu e reside em Santos (SP). É autora dos livros Autoridade do Professor: Meta, Mito ou Nada Disso?; Fruto Proibido - Um Olhar sobre a Mulher; Pagu - Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo; A Claridade da Noite - Os Alunos do Ensino Superior Noturno; e Croquis de Pagu, entre outros. Recebeu vários prêmios. É presidente da UNISANTA - Universidade Santa Cecília - e do Colégio Santa Cecília, em Santos. É presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, delegada Regional e diretora do SEMESP - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - e diretora do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas.

 

Em seu primeiro livro infanto-juvenil, Tudo é Possível – Incrível viagem no tempo, lançado há um ano, a escritora mostrou a primeira viagem do menino Lucas pelo tempo no convívio com  homens primitivos, perigosos piratas, índios, escravos, sereias, vilões. Herói do seu próprio destino, Lucas conhece personagens reais da nossa História como Benedicto Calixto, José de Anchieta, Bacharel de Cananéia, as escravas Anastácia e Bakhita, José Bonifácio de Andrade e Silva, Maria Bárbara da Silva, mãe dos Andradas, e até Santos Dumont. O livro é adotado em várias escolas e tem um projeto pedagógico com roteiro de apoio aos professores.

 

Informações: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo – (13) 3232.2700

 
< Anterior   Próximo >