Home arrow Quem Somos arrow Histórico ACCIJB
Histórico PDF Imprimir E-mail
Confira o histórico e as realizações da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil 
 
15 Dez 2001
- 1ª Assembléia de Entidades para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a criação da Comissão Preparatória GT 15.  
 

14 Jun 2003
- Assembléia de Entidades para formação da Comissão Executiva para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.  
 

13 Set 2003
- Assembléia Geral para constituição da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. 
 

03 Abr 2004
- Assembléia Geral Extraordinária.
- Aumento do número máximo de Vice-Presidentes do Colegiado Administrativo para 50 (cinqüenta). 
- Eleição de mais três Vice-Presidentes, totalizando 32 (trinta e dois) membros. 
- Aprovação dos projetos, pela ordem, Centro de Integração Brasil-Japão, Centro Cultural Regional (Araçatuba), Reforma da Associação Harmonia e Ampliação do Hospital Santa Cruz. 
 

29 Mai 2004 - Reunião do Colegiado Administrativo.
Definição dos Objetivos do Centenário da Imigração:  
- Prestar justa homenagem aos imigrantes japoneses e aos brasileiros; 
- Buscar maior união da comunidade nipo-brasileira no Brasil e no Japão; 
- Fortalecer o relacionamento bilateral Brasil-Japão 
- Preservar e incrementar a divulgação da cultura japonesa no Brasil e a cultura brasileira no Japão. 

Comissão de Projetos 

A Comissão classificou os 92 projetos encaminhados para estudo e avaliação em quatro categorias: 
- 08 Projetos com patrocínio da Associação; 
- 11 Projetos com co-patrocínio da Associação; 
- 47 Projetos que recebem o apoio (selo) da Associação; 
- 26 Projetos a serem concretizados inteiramente pelas entidades.  
 

07 Ago 2004
- Reunião do Colegiado Administrativo. 
- Abertura do Livro de Ouro para aquisição do terreno para construção do Centro de Integração Brasil-Japão. 
- Assinaram o Livro de Ouro, com a subscrição no valor de U$ 10.000,00: Kokei Uehara, Kazuo Watanabe, Koichi Nakazawa, Hirofumi Ikezaki e Yoshiharu Kikuchi. 
 

Fevereiro / 05 
- Anúncio do vencedor do concurso "Logomarca do Centenário" e lançamento oficial da marca do Centenário no Salão Nobre do Bunkyo.
- Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo em prol da Associação do Centenário. 
 

Março / 05
- Reunião do Colegiado Administrativo - Criação do Estatuto e lançamento da comenda Ordem do Mérito "Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil", para agradecer as colaborações recebidas pela Associação por pessoas físicas e jurídicas.  
 

Abril / 05 
- Assembléia Geral Ordinária - Aprovação das contas de 2004 e da previsão orçamentária para 2005. Desistência do projeto de implantação do Centro Cultural na Vila Leopoldina e aprovação de construção de um novo projeto nas redondezas do bairro da Liberdade. 
 

Junho / 05 
- Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa dos Vereadores nikkeis, em homenagem ao 97º aniversário da imigração japonesa no Brasil.
- Realização, pela Comissão de Eventos, do jantar "Uma Noite de Bossa Nova, Tanabata, Saquê e Caipirinha", para mais de 600 pessoas no espaço Vila Noah Embratel, com participação do Governador Geraldo Alckmin, Embaixador do Japão Takahiro Horimura 
- Realização do primeiro Simpósio em nível nacional com o encontro das principais lideranças da comunidade nikkei do Brasil. O evento ocorreu na sala de convenções do Hotel Blue Tree Morumbi, reunindo 28 líderes de 14 Estados brasileiros.  
 

Julho / 05
- A Comissão de Eventos da Associação do Centenário celebra uma parceria com o São Paulo Fashion Week / ABEST para apresentação de ações conjuntas a serem realizadas na área da moda em comemoração ao centenário.
- Lançamento do Plano de Capitalização Sudameris para captação de recursos para a Associação e entidades parceiras (associadas ao Bunkyo-SP e Associação do Centenário), sob a administração da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. 
- Nomeação, pelo Presidente do Colegiado Administrativo, do Sr. Keitaro Yaginuma para a função de Coordenador Geral, em substituição ao General Akira Obara, passando para a Comissão de Eventos.
- 1ª Reunião do Grupo de Trabalho, criado pelo Decreto Estadual 48.941/2004, com a participação de Secretarias de Estado do Governo do Estado de São Paulo, Associação do Centenário e Consulado Geral do Japão em São Paulo.
- Instituído o "Dia Nacional da Imigração Japonesa", a ser celebrado anualmente no dia 18 de junho (Lei Federal nº 11.142, de 27 de julho de 2005). 
 

Agosto / 05
- Início das atividades do Grupo Ashiato, objetivando a realização de 3 projetos (1. Navios - Tradução das fichas de embarque nos navios, em Kobe de 1908 a 1941; 2. História Oral - Registro audiovisual de depoimentos de imigrantes; e 3. Culto Ecumênico - Homenagem aos falecidos.
- Decreto autorizando permissão de uso de imóvel do Estado ao Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manabu Mabe, a ser instalado durante as comemorações do centenário. 
 

Setembro / 05
- Viagem do Presidente Kokei Uehara ao Japão, participação na 46ª Convenção de Nikkeis e Japoneses no Exterior e visita a autoridades japonesas. Foi recebido em audiência, no dia 13, pelo Primeiro Ministro Koizumi.
- Plantio de mudas de cerejeiras na "Ilha do Japão", foz do rio Pinheiros. 
 

Outubro / 05
- Lançamento dos concursos para escolha do Lema, Canção e Mascote do Centenário.
- Registro do emblema do Centenário junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, por intermédio do Dr. Hissao Arita e Escritório de Advocacia Masato Ninomiya, sem ônus para a Associação. 
 

Novembro / 05
- Constituída na USP uma Comissão para a comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, a ser provavelmente presidida pelo professor Ruy Laurenti, com o propósito de realizar no mínimo cem eventos comemorativos.
- Dias 12 e 13 - Realização do Evento "Japan Experience", onde, pela primeira vez , reuniram mais de uma centena de jovens, planejando, coordenando e executando um grandioso acontecimento no SESC da Vila Mariana. 
- Divulgação do centenário no Japan Fashion Week, em Tókio
- Criado o site do Centenário (www.centenario2008.org.br), hospedado no portal Bunkyonet. 
 

Dezembro / 05
- Início das negociações com a agência DPZ para comunicações e divulgação dos eventos.
- Decreto Municipal n.º 46.828, de 20.12.05 - o sr. Prefeito do Município de São Paulo, constituiu Grupo de Trabalho Para a Comemoração, em São Paulo, do Centenário da Presença Japonesa no Brasil.
- Comunicado oficialmente ao Cônsul Kussunoki sobre a escolha do Sambódromo do Anhembi para as festividades programadas para o dia 21 de junho de 2008.
- Audiência com o Presidente da Fundação Pe. Anchieta (TV Cultura-SP) - solicitada a possibilidade de realização de reportagens especiais sobre o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a gravação de entrevistas, vídeos, etc.
- Designados, em 14/12/05, os senadores designados para compor a Comissão destinada a acompanhar os preparativos para as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, nos termos do requerimento RQS 00149/2005, de autoria do Senador Aloizio Mercadante. 
 

Janeiro/2006
- Audiência, em 12/01/06, com o Prefeito José Serra e Vice-Prefeito Gilberto Kassab, para solicitar apoio ao Centenário e requerer cessão de uso do Sambódromo para os festejos do dia 21 de junho de 2008.
- Nomeação, pelo Presidente do Colegiado Administrativo, do Sr. Reimei Yoshioka para a função de Coordenador Geral, em substituição ao Sr. Keitaro Yaginuma.
- Em andamento formalização do acordo com a DPZ para trabalhos de comunicação, divulgação e patrocínio de eventos.
- Dia 31 - Audiência com Presidente da São Paulo Turismo S.A., Caio Luiz de Carvalho, para solicitar cessão de uso do Complexo Anhembi. Resposta positiva ao pedido. 
 

Fevereiro / 06
- Assinatura de carta-acordo com a DPZ, agência responsável pela divulgação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008.
- Início dos trabalhos de divulgação das festividades programadas 21/06/2008, no Anhembi, através de reuniões com entidades, grupos e comunidades. Além da divulgação do evento, o trabalho de relacionamento é destinado à obtenção de apoio e colaboração na execução do programa oficial de comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, no Estado de São Paulo; e projetos correlatos. 
 

Março / 06
- Apresentação da nova marca do centenário e proposta de slogan pela DPZ. 
 

Abril / 06
- Reunião com ex-Ministro Luiz Gushiken e representantes do Ministério das Relações Exteriores, em São Paulo, no dia 19 de abril – Comissão Nacional. 
 

Maio / 06
- Visita do Ministro da Agricultura do Japão
- 5ª. Reunião, dia 12 de maio, no Palácio dos Bandeirantes, do Grupo de Trabalho, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, para tratar das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, no Estado de São Paulo
- Reuniões com diretores da Rede Globo (23 de maio), juntamente com DPZ. Para obtenção de apoio para divulgação do centenário. 
 

Junho / 06
- Reunião com Diretoria do Jornal O Estado de São Paulo (dia 7).
- 13 – Em conjunto com o Nippon Country Club, realização do evento “Matsuri Night”, dia 15 de junho, dentro do 3º Torneio Poliesportivo do Nippon, de 15 a 18 de junho.
- Visita do sr. Kenji Hirata, Chefe da Divisão América Latina,do Ministério das Relações Exteriores do Japão – Gaimusho; dia 23 na Associação e dia 24 de junho no Complexo Anhembi, para reconhecimento do local.
- Reuniões na Secretaria de Estado da Cultura (jun/jul), para discussão de projetos culturais para as comemorações do centenário da imigração japonesa, no Estado de São Paulo, tais como: cessão de uso da Sala São Paulo, apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo e Tocha da Amizade.
- Reuniões com o então Prefeito de São Paulo, dr. José Serra, e o Presidente da São Paulo Turismo S/A, dr. Caio Luiz de Carvalho, para viabilizar a realização das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, em São Paulo, em junho de 2008, no Complexo Anhembi, e realização da Semana da Cultura Japonesa de 13 a 22 de junho de 2008.
- Reunião com Prefeito de São Paulo, dr. Gilberto Kassab, que concedeu cessão de uso gratuito do Complexo Anhembi para as Festividades em São Paulo, juntamente com 6 representantes da Câmara Municipal de São Paulo, dia 29 de junho.
- Visita da Comitiva do Paraná – Deputado Luiz Nishimori e ex-Presidentes da Aliança Cultural do Paraná – que declararam adoção do novo logotipo do Centenário nas comemorações do Estado do Paraná.
- Apoio do Governo do Estado para a construção do Museu Manabu Mabe. 


Julho / 06
- Reunião na Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo – Secretário João Batista. Projetos: Apresentação da Orquestra da OSESP, Convite a Maestro Japonês para regência da OSESP, Festival do Cinema Japonês, e Exposição do Tesouro Japonês na Pinacoteca do Estado (dia 6).
- Visita a Presidente Prudente – reunião com representantes de Associações da Alta Sorocabana e autoridades municipais para divulgação do Centenário; visita a álvares Machado (dia 9) a convite do Prefeito e participação do “shokon-sai”, missa em memória aos falecidos sepultados no cemitério japonês (tombado pela CONDEPHAT)
- Participação no Festival do Japão: divulgação do Centenário, venda de camisetas recebidas em doação e início da arrecadação popular.
- Apresentação da Associação para comitiva de Deputados da Província de Kyoto. Houve manifestação de interesse em participar dos festejos de 2008, bem como apoiar projetos culturais.
- Nomeação do Coordenador de Finanças: Renato Nakaya
- Almoço com diretoria do Grupo Bandeirantes (Band) – manifestação de integral apoio ao Centenário. 
 

Agosto / 06
- 6ª reunião do GT do Governo do Estado de São Paulo – Palácio dos Bandeirantes
- Visita da senadora japonesa Chikage Ohgi
- Viagem à Brasília (O. Matsuo e R. Yoshioka) – participação no ato presidencial de assinatura de portaria de cessão de uso de imóvel da União à Associação Japonesa de Santos, confiscado durante a II Guerra pelo goveno brasileiro. Na ocasião foi entregue pessoalmente ao Presidente Lula e ao Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim uma cópia da estimativa orçamentária dos projetos e eventos do Centenário.
- Encaminhado ao Prefeito de São Paulo (Gilberto Kassab) e ao Coordenador do GT do Estado de São Paulo (Embaixador Adalnio Senna Ganen) a estimativa orçamentária dos projetos e eventos do Centenário.
- Manifestação de apoio ao censo nikkei
- Conclusão da 1ª. Etapa do projeto ASHIATO, que consistiu na transcrição dos nomes dos imigrantes até 1941, de kanji para romaji.
- Indicação e posse do novo Presidente do Comitê Executivo, em substituição ao sr. Kokei Uehara. 
 

Setembro / 06
- Reunião do Colegiado Administrativo – Apresentação do sr. Osamu Matsuo, novo Presidente do Comitê Executivo e do sr. Renato K. Nakaya, Coordenador da Comissão de Finanças, apresentação da novos projetos (Etapa D).
- Palestra do sr. Kokei Uehara em Curitiba sobre o tema Centenário
- Viagem dos srs. Kokei Uehara, Osamu Matsuo, Seiti Sacay ao Japão, sem custos para a Associação, a fim de participarem do Congresso do Kaigai Nikkeijin Kyokai (Tokyo) e Evento Esportivo Nacional (Hyogo), aproveitando para contatos com empresários e autoridades do governo japonês.
- Publicação no “Estadão” e Jornal da Tarde, meia página, gratuitamente do logo do Centenário, iniciando-se campanha nacional.
- Visita do Cônsul Shimizu, acompanhado de representantes da Associação ao Anhembi para reconhecimento do local do evento de junho 2008.
- Visita de representante do BID – Kaname Okada – apresentação de projeto de intercâmbio de jovens latino americanos x leste asiático.


Outubro / 06
- Reunião com Secretária Municipal de Relações Internacionais, sra. Helena Maria Gasparian – manifestação de apoio ao Centenário (2)
- Recepção ao Embaixador Ken Shimanouchi – evento Bunkyo (18)
- Reunião com Comissão do Vale do Ribeira e Região Sudoeste - comemorações do centenário na região, com apoio do Deputado eleito Samuel Moreira (24)
- Reunião com representante da CEF, de Brasília, para apresentação dos projetos do Centenário (27) 
 

Novembro / 06
– Reunião com Comissão Mineira para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com Cônsul Honorário do Japão em Belo Horizonte, dr. Rinaldo Campos Soares, na sede da Usiminas. Apresentação dos projetos da Associação, oficialização da Comissão Mineira e troca de informações.
– Visita ao comandante 4º COMAR, Major Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo – solicitação de colaboração e apoio para evento do dia 21 de junho de 2008.
– Publicação no D.O.U, do Decreto nº 5966, que institui a Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – análise do Decreto e contatos para reunião com Ministra Regina Dunlop
– Realização do Evento Japan Experience 2006 – na Unidade Vergueiro da Uninove, pelos jovens, com a presença de mais de 30 mil pessoas. 
– Reunião em Santos sobre Tocha da Amizade – Iossuke Tanaka, Valter Sassaki e Yoshio Imaizumi.
– Anunciado novo formato do site da Associação: www.centenario2008.org.br
– Participação no programa da TV Assembléia, de São Paulo, (Osamu Matsuo e Reimei Yoshioka) a propósito do lançamento do livro “O Súdito” oportunidade que se apresentou para falar do centenário da imigração japonesa.
– Lançamento do livro “O Súdito” de autoria de Jorge Okuhara, com selo do centenário. Um exemplar do livro enviado para Associação, a/c sr. Kokei Uehara.
– Ato simbólico de doação de 1 milhão de reais do grupo IPC (Japão) para a Associação.
– Encaminhados para os advogados ata da assembléia de constituição do Instituto Brasil-Japão de Intercâmbio Cultural (OSCIP) e Estatuto Social da entidade, após colhidas as assinaturas necessárias para registro em Cartório. 
 

Dezembro / 06
– Participação no evento em Santos de entrega das chaves do imóvel da União à Associação Japonesa de Santos, confiscado pelo governo federal no período da II Guerra 
– Assinatura de Convênio com o Memorial do Imigrante (Secretaria do Estado da Cultura), a fim de atender as necessidades de documentos de pesquisas da Comissão de Registro (Ashiatô).
– Reunião com presidentes das Associações de Províncias do Japão, objetivando a obtenção do apoio destas Associações para as comemorações do centenário, como parte integrante de colaboradores. 
– Reunião da Ministra Regina Maria Cordeiro Dunlop, Embaixador Jadiel Ferreira de Oliveira, Ministro Francisco Mauro Holanda (MRE) com representantes da comunidade nipo-brasileira; organizada pelo MRE, Divisão ásia e Oceania, com vistas ao Decreto Federal 5966, que criou a Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. 
- Reunião com representantes do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Simone Toji, solicitou sugestões e indicações quanto aos locais e bens imateriais, como eventos tradicionais, que possam ser tombados pelo IPHAN. Hoje estão tombados pelo IPHAN: Cemitério Japonês de álvares Machado, KKKK de Registro e Casarão de Chá de Mogi das Cruzes, todos no Estado de São Paulo.
- O doutor Shigeaki Hinohara (95 anos), japonês residente no Japão, tem publicado um livro dedicado às crianças e outro a idosos. Recebeu recomendação da Casa Imperial que vindo ao Brasil visite a entidade Ikoi-no-Sono. é seu desejo vir ao Brasil nas comemorações do centenário, e proferir palestras para crianças e idosos.
- Contatos com a ECT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para dar andamento ao projeto de lançamento do selo comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa. 


Janeiro / 2007
 - Seleção da composição para a letra da canção do Centenário pela Comissão de Música. A composição escolhida foi a de autoria do Prof. Masaichi Shimada.  
- Cônsul Kusunoki e dirigentes da ACCIJB tiveram reunião sobre Projeto de Jogo de Futebol entre Seleção Brasileira e Seleção Japonesa.  
- Visita do Sr. Junji Arima, da Nippon Express, e do sr. Naomasa Uda, da Tunibra Travel Co. para entendimentos das apresentações de grupos artísticos do Japão na Semana da Cultura Japonesa, com participação de aproximadamente 600 artistas japoneses.  


Fevereiro / 2007

- Apresentação do projeto da Editora Abril, englobando 15 revistas, Internet e cadastro de navios dos imigrantes. A Abril publicará uma Edição especial de uma revista sobre a imigração japonesa com uma tiragem de 50 mil exemplares. Além, de exposições em 2 estações do Metrô e colaboração no projeto Censo Nikkei.
- Reunião de trabalho com representantes da empresa Samba, junto com a Comissão de Solenidades e Festividades para estudos e detalhamento da programação da Semana de Cultura Japonesa. Ficou definido: 1ª parte – Show Artístico; 2ª parte: Cerimônia Oficial; 3ª parte – Desfile com o tema “100 Anos de Imigração Japonesa”; 4ª parte – Show Pirotécnico.
- Acolhimento da proposta da Rede Globo para divulgação do centenário da imigração japonesa, a ser realizada de setembro/2007 a junho/2008. A proposta foi aprovada em reunião conjunta da ACCIJB e da DPZ.
 - Visita à sede da Escola de Samba Unidos da Vila Maria, a convite do seu presidente Paulo Sérgio Ferreira, que tem projeto protocolado na Associação dispondo sobre a utilização do título “100 anos da Imigração”, como tema oficial para o desfile do Carnaval 2008.
- Lançamento oficial do programa “Viva Japão”, no Gabinete da sra. Secretária de Estado da Educação, profa. Maria Lúcia Vasconcellos, com cobertura da imprensa brasileira e japonesa. O programa abrangerá 5.300 escolas e 5,1 milhões de estudantes da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. 
 - Premiação do vencedor do concurso da música para a canção do centenário, Prof. Shimada, e apresentação do arranjo musical por Tadao Ebihara.
- Reunião com sr. Pedro Viera, da TV Cultura, sobre proposta de documentários a serem produzidos pela emissora. 


Março / 2007
- Partida do Osamu Matsuo, presidente do Comitê Executivo da ACCIJB, para uma viagem de 20 dias ao Japão com objetivo de divulgar os eventos e projetos do Centenário. – Reunião na TV Cultura sobre o lançamento do projeto documentário sobre a história da imigração japonesa no Brasil, contada em 7 episódios. - Reunião com o Clube dos 13, proposição de jogo de futebol em comemoração ao centenário da imigração japonesa, com um quadrangular entre duas equipes do Japão e duas do Brasil. – Evento “Taikô Celebration 2007”, elaborado pela Comissão de Eventos, realizado no Parque da Independência no Museu do Ipiranga, em parceria com SESC-Ipiranga e Bunkyo-SP. O evento contou com apresentação de taiko e uma atração internacional, Fusju Daiko dos Estados Unidos.  


Abril / 2007
- Registro do Instituto Brasil Japão de Integração Cultural e Social como OSCIP.  - Selecionada a coreografia da canção do centenário com o grupo selecionado Kou Fujima Ryu.  - Evento Japão à Brasileira no Mercado Municipal de São Paulo, organizado pela Comissão de Jovens da ACCIJB.  - Reunião com representante da ACCIJB e da Rede TV, programa Amaury Jr., visando apoio para o projeto Miss Centenário 2008.  


Maio / 2007
- 1° Ensaio da dança da Canção do Centenário, direcionado aos professores de dança, sob coordenação da Comissão Artística da ACCIJB. - Reunião com o Embaixador Jadiel e Osamu Matsuo, tratando dos encaminhamentos do projeto de “Hanabi” de Gifu.  - Participação da Associação do Centenário na 27° Exposição de Nishikigoi em Atibaia.  - Coletiva de Imprensa sobre OSCIP e início da campanha de captação de recursos para os projetos e eventos comemorativos do centenário.  
 
 
Junho / 2007 
- III Feira Cultural Japonesa de João Pessoa, promovida pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba. No evento o presidente da ACCIJB, prof. Kokei Uehara, palestrou sobre cultura japonesa e as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. - Prof. Kokei Uehara, Osamu Matsuo e Comissão de Relacionamento da ACCIJB participam do Festival do Japão de Campinas.  - Inauguração da Exposição “Os imigrantes japoneses precursores” no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – Bunkyo.  - Inauguração da escultura Portal do Sol, de Yutaka Toyota em Registro, um dos projetos comemorativos do centenário da imigração japonesa no Brasil.  - Programação comemorativa do 99º aniversário da imigração japonesa no Brasil – realização do Bunkyo: Missa Católica (Igreja São Gonçalo) e Cerimônia Budista (Grande Auditório do Bunkyo). - Instalação da Comissão Pró Centenário da Câmara Municipal de São Paulo. - Lançamento do tema para o enredo do Carnaval 2008 da Escola de Samba Unidos de Vila Maria. - Sessão Solene em comemoração ao 99º aniversário da imigração japonesa e homenagem aos departamentos esportivos da ACENBO na Câmara Municipal de Osasco. - Lançamento de Moeda de Comemorativa no Brasil: A Comissão Nacional encaminhou pedido ao Banco Central para lançamento de moeda alusiva à comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil. Diante disso, a Associação recebeu solicitação de apoio do Banco Central (Departamento do Meio Circulante - Divisão de Tecnologia da Moeda) para levantamento de bibliografia e iconografia relacionadas ao tema. -  Participação do prof. Kokei Uehara no evento IMIM MATSURI, de Curitiba, onde manteve importantes contatos com líderes da comunidade paranaense. 


Julho / 2007
- Aprovação, pela Empresa Brasileira de Correios, do lançamento do selo comemorativo do centenário da imigração japonesa.  - Visita do Presidente da Escola de Samba Águia de Prata, de Mogi das Cruzes  para esclarecimentos sobre seu projeto de desfile no Carnaval de 2008, com o tema da imigração japonesa no Brasil. - Participação dos senhores Kokei Uehara, Osamu Matsuo e Reimei Yoshioka na 14ª Convenção Panamericana Nikkei (COPANI) e 48ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses Residentes no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai). - 10º Festival do Japão no Centro de Exposições Imigrantes, parceria com Band, IPK e Bunkyo (Museu), e participação de 40 voluntários na venda de camisetas e pins do centenário e distribuição de folders e atendimento ao público para esclarecimentos sobre as comemorações do centenário da imigração japonesa. - Reunião com Secretário Municipal de Esportes (Valter Feldman), e srs. Carlos Takahashi (Secretaria de Esportes) e Stela Goldenstein (Assessora Adjunta do Prefeito de São Paulo) com Kokei Uehara, Osamu Matsuo e Coordenação para tratar do projeto de revitalização do Bom Retiro, obras de reforma do Estádio de Beisebol Mie Nishi, revitalização do entorno e implantação de Centro Cultural.  - Reunião com representante do Metrô, sr. Humberto Kimura, para informações sobre divulgação do centenário nas espaços do Metrô - São Paulo.  


Agosto / 2007 
 - Apresentação de 26 samba enredos para o Carnaval 2008 com o tema da imigração japonesa pela Escola de Samba Unidos de Vila Maria.   - Relançamento do concurso para seleção da Mascote do Centenário. - Enviado projeto das Festividades do Centenário ao Ministério da Cultura para certificação da Lei Rouanet.   - Audiência com o Prefeito Gilberto Kassab com participação de Vereadores da Câmara Municipal, do Grupo de Trabalho do Município de São Paulo, Presidente da São Paulo Turismo e representantes da Associação para tratar do assunto Festividades - Semana da Cultura Japonesa. Reunião em que a Associação obteve integral apoio do Prefeito e demais autoridades municipais com comprometimento de cessão de uso dos espaços do Parque do Anhembi para a Associação no período de 12 a 24 de junho de 2008. - Hugo Hoyama, mesatenista, recordista de medalhas no 15º Jogos Pan Americano (Rio-2007) visita a ACCIJB e se compromete em ajudar a Comissão de Esportes na divulgação e realização dos eventos esportivos em comemoração ao centenário da imigração japonesa.  


Setembro / 2007
- Reunião com os Embaixadores Regina Dunlop e Jadiel Ferreira de Oliveira, Ministro Francisco Mauro de Holanda, e membros da ACCIJB para discutir e encaminhar ações relacionadas aos projetos para o Centenário.   - Foram oficialmente constituídas as Comissões Estaduais de: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.  Em andamento no Ceará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Paraíba, Pará. - Através do Trabalho das Comissões de Relacionamento e de Eventos da ACCIJB, foram constituídas as Comissões Municipais de: São Paulo, Santos, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo, Arujá, Pindamonhangaba, Guarulhos, Taquaritinga, Ourinhos, Mairinque, Registro, Presidente Prudente, Álvares Machado, Penápolis, Itapecerica da Serra, Indaiatuba, Sumaré,Campinas, Itapeva, Jundiaí, Lins, Ribeirão Preto, Taboão da Serra, Lorena, Jacareí, Peruíbe, Salto e Osasco em SP; Itaguaí-RJ, Ipatinga-MG. 


Outubro / 2007 
- Visita da Comissão Artística e representantes da Fundação Japão ao Palácio das Convenções do Anhembi para reconhecimento dos espaços a serem utilizados na Semana da Cultura Japonesa (13 a 22 de junho de 2008). - Exposição Inaugural no CEU Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes. Serão realizadas Exposições Itinerantes nas 27 unidades do CEU no período de 03/10/07 a 29/05/08.  - Lançamento do Documentário “Os japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista”, produzido por Francisco Guariba (Ecofalante), no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Educação. Este documentário será disponibilizado para a rede de ensino do Estado de São Paulo. - Reunião da Comissão de Homenagens, com apresentação de novos membros. A Comissão indicará 65 pessoas para o Consulado do Japão em São Paulo para homenagem do Ministério de Relações Exteriores do Japão. Estão protocoladas 240 indicações no total. - 3º Japan Experience, na Uninove Vergueiro, organizado pela Comissão de jovens da ACCIJB. - Lançamento no site da ABRIL da página de depoimentos dos imigrantes. - Apresentação do samba-enredo e fantasias do desfile da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, para desfile do Carnaval 2008 em São Paulo. - Prof. Kokei Uehara, presidente da ACCIJB, recebe a Comenda Ordem do Mérito Aeronáutico.


Novembro / 2007
- Lançamento do livro “A Ética Budista e o Desenvolvimento Econômico do Japão”, do prof. Ricardo Gonçalves, na Grande Loja Maçônica – Liberdade, com apoio da Associação do Centenário. - Entrega oficial das fichas romanizadas dos imigrantes pós-guerra, em cerimônia de entrega do trabalho pela sra. Leda Shimabukuro e homenagem aos voluntários que trabalharam na romanização dos ideogramas japoneses.  - Apresentação dos projetos comemorativos do centenário na Câmara Municipal de São Paulo.  

Dezembro / 2007
- Confirmação do lançamento, pelos Correios, do bloco com 2 selos e do cartão postal comemorativos do centenário da imigração japonesa no Brasil, em 18 de junho de 2008 em 4 localidades simultaneamente, Brasília, São Paulo, São José do Rio Preto e Santos. - Participação de 40 convidados da comunidade nipo-brasileira no almoço oferecido pela Fundação Cásper Líbero em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, por ocasião da 83ª Corrida Internacional de São Silvestre.   


Janeiro / 2008
- Cerimônia de Abertura das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, na Cidade de São Paulo, no Palácio das Convenções do Anhembi, com a presença do Prefeito Gilberto Kassab.   - Cerimônia de Abertura das Comemorações do Ano do Intercâmbio Brasil- Japão, em São Paulo, no Blue Tree Hotels, organizado pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. - Lançamento do livro “O Nikkei no Brasil”, obra coordenada pelo dr. Kiyoshi Harada, no saguão do prédio da Assembléia Legislativa de São Paulo, projeto da Associação do Centenário.  - Show artístico pela Abertura das atividades comemorativas do centenário da imigração japonesa no Brasil, no Auditório Tim do Parque do Ibirapuera.  - Cerimônia de Abertura Oficial das comemorações do Ano do Intercâmbio Brasil-Japão e do Centenário da Imigração Japonesa, no Itamaraty, com presença do Presidente da República. Nesse evento foi apresentado pelo desenhista Maurício de Souza o mascote do Centenário, Tikara.  


Fevereiro / 2008
- Escolas de Samba desfilam com o tema do Centenário da Imigração Japonesa, sendo elas: Unidos de Vila Maria e Prova de Fogo em São Paulo, Unidos de Porto da Pedra no Rio de Janeiro, Embaixada Copa Lord em Santa Catarina, Igrejinha no Mato Grosso do Sul e todas as agremiações de Suzano.  - Cerimônia oficial de Abertura das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador José Serra, do Prefeito Gilberto Kassab e do presidente da ACCIJB, Kokei Uehara.  Maurício de Souza, também, estava presente e apresentou a Keika companheira de Tikara.  - Rede Bandeirantes apresenta a minissérie Haru to Natsu em homenagem a imigração japonesa no Brasil.  


Fonte: Secretaria - Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil