Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow Ciclo de Palestras - As cores do período Edo
Ciclo de Palestras - As cores do período Edo PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
03 de junho de 2008

As cores do período Edo

Ciclo de palestras 

Your browser may not support display of this image. 
 

Com curadoria de Saito Takamassa a mostra faz parte das comemorações do I Centenário da Imigração Japonesa. O Florescer das Cores reúne cerca de 160 peças inéditas no Brasil, provenientes de acervos de mais de 15 museus japoneses, compreendendo diferentes tipos de quimonos (incluindo quimonos criados para o teatro), adornos femininos, cerâmicas, artefatos em laca e indumentárias de samurais (incluindo espadas e armaduras).


Para aprofundar a compreensão dos diferentes aspectos da cultura japonesa, a mostra inclui um ciclo de palestras conforme a grade a seguir. 

Em cartaz até o dia 22 de junho de 2008. 

Organização: Agência de Cultura do Japão

Colaboração: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Fundação Japão Apoio Institucional: Comissão de Realização do Ano do Intercâmbio, Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil Apoio Especial: Japan Airlines

Patrocínio:

Your browser may not support display of this image.   Your browser may not support display of this image. 

Ciclo de Palestras 

Sempre aos sábados, às 15h, no Auditório da Pinacoteca.

Participação gratuita, mediante retirada de senhas na recepção do museu. 

Dia 07 de junho
A
s manifestações da arte no período Edo com Madalena Hashimoto

Palestra com Madalena Hashimoto Cordaro, vice-diretora do Centro de Estudos Japoneses (Cejap-USP) e do Centro Interdepartamental de Língua, e professor doutor da Universidade de São Paulo.  A professora tratará sobre as várias escolas de pintura e as artes representadas na exposição “As Cores do Período do Edo”. Madalena Hashimoto Cordaro foi responsável pela tradução (do japonês para o português) dos textos elaborados pelos curadores japoneses para a exposição do período Edo. 

Dia 14 de junho

Tingimento de tecidos e a arte de vestir quimono com Hisako Kawakami

Hisako Kawakami estará tratando sobre as técnicas de tingimento de tecidos usando plantas vegetais adotado pelos japoneses. Formada na Faculdade Feminina de Belas Artes em Tóquio, emigrou ao Brasil em 1967. Especialista em tintura natural, em 1992 fez exposição individual no Ateliê Renato Imbroisi (SP), em 2001 e 2005, no Espaço Artes Shoko Suzuki (SP). Ministrou cursos sobre tingimento natural em Moçambique (África) em 2004 e 2006 e em Brasília, em 2006. 


Dia 14 de junho as 16h30

Kitsuke, a arte de vestir quimono com Michiyo Arashida

Mestre de dança clássica, do estilo Ueda Ryu, ela estará tratando sobre a cultura do quimono no Japão, ou seja, de “como um tecido de apenas 45cm de largura pode se transformar numa peça de vestuário de incrível versatilidade”. Na ocasião, a professora ainda estará fazendo demonstrações de “Kitsuke”. 


Dia 21 de junho

A arte do urushi, a laca japonesa com Takako Nakayama

Na palestra será apresentando diversos materiais usados para na produção dessa técnica.Takako Nakayama, residente no Brasil desde o final de 2005, é artista plástica e especialista em urushi (laca japonesa), tendo título de restauradora de objetos históricos em laca emitido pela Associação de Preservação do Patrimônio Histórico do Japão.

 
< Anterior   Próximo >