Home arrow Centenário arrow Comemorações arrow Design é tema de módulo da Semana Cultural
Design é tema de módulo da Semana Cultural PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
09 de junho de 2008
thumb_web1.jpgA curadoria do espaço, de 17 a 21 de junho, é de Jum Nakao, estilista e diretor de arte, dando destaque à arte conectada à sustentabilidade. Outro destaque é a palestra do estilista japonês Kenzo. 



Artes do Design
Curadoria: Jum Nakao
dia 17 de junho - terça-feira


att23165.jpg15h - Conceitos do design culinário

Palestra com o sushiman Jun Sakamoto e lançamento do livro Jun Sakamoto - O Virtuose do Sushi (Editora Beï)


Jun Sakamoto - O Virtuose do Sushi
(Editora Beï), escrito pelo jornalista Thomaz Souto Corrêa, mostra a trajetória do sushiman mais conhecido de São Paulo e trata-se de uma das mais primorosas obras sobre gastronomia feitas no país. O livro conta com algumas receitas de Jun Sakamoto. A publicação da Editora Beï conta ainda com um ensaio em preto-e-branco do fotógrafo Cristiano Mascaro que retrata Jun em 55 imagens clicadas em São Paulo e no Japão, e o guia O Japão por Jun, um pequeno guia de restaurantes e atrações culinárias de Tóquios e outras cidades japonesas. 







18h - Criação de Tikara e Keika, os mascotes do Centenário
Palestra com desenhista Maurício de Sousa

O desenhista e criador Maurício de Sousa aborda o processo criativo e a transformação dos mascotes Tikara e Keika em produtos comerciais e suas estratégias de inserção no mercado.


dia 18 de junho - quarta-feira

19h - Mottainai, uma economia para o futuro
Palestra com o web designer e empreendeedor Claudio Sampei

Baseado na campanha mundial Global Mottainai (= desperdício), apresenta reflexões sobre a tradicional maneira dos japoneses de economizarem espaços, materiais e tempo para o uso racionalizado em produtos e sistemas de produção. A Ministra japonesa do Meio-Ambiente, Yuriko Koike, está lançando a campanha, o Mottainai Furoshiki, para conter a utilização de sacos plásticos e adotar o comportamento tradicional dos panos de embalagem tradicional.  


dia 19 de junho - quinta-feira

15h - A embalagem tradicional japonesa: tipologias e conceitos
Palestra-curso com a designer Sofia Nanka Kamatani

A técnica do furoshiki, embalagem de pano, como proposta de economia e reaproveitamento de embalagem. Uma visão do antigo adaptada para as necessidades do mundo de hoje. Através da criatividade, a designer propõe novas formar de aplicação e uso do furoshiki no dia-a-dia.

hideko_honma.jpg18h30 - A cerâmica Real
Palestra com a ceramista Hideko Honma e performance "A Cerâmica do Invisível"

A ceramista Hideko Honma fala sobre seu aprendizado técnico e repetitivo tal qual o aprendizado dos ceramistas no Japão, além da incorporação do design seguido da observação do processo criativo e conceitual. Faz observações sobre a utilização prática da cerâmica como objeto utilitário, suas necessidades e também a poética que a envolve. Hideko Honma também fará a performance "A Cerâmica do Invisível", em que explora o gestual composto de movimentos redondos, circulares, aconchegantes e iluminados na dança das mãos de ceramistas. Haverá a apresentação de vídeo com depoimento da ceramista e imagens do Atelier. 


20 de junho - sexta-feira, às 11h

O precursor da moda do Japão no Ocidente
Palestra com o estilista Kenzo Takada

Depois de terminar seus estudos na renomada Bunka Fashion College, em Tóquio, o estilista Kenzo Takada se instala em Paris, onde começa a fazer sucesso em 1970, quando apresentou um desfile na Galeria Vivienne, abriu sua primeira loja chamada « Jungle Jap » e foi capa da revista Elle. Na década seguinte, já lançava sua coleção masculina e a primeira linha de perfumes de mulheres. A marca que, em 1993, foi comprada pela empresa de produtos de luxo LVMH, completa 20 anos.

O case Amazon Life
Palestra com a empresária Ângela Hirata

Ex-diretora de comércio exterior da São Paulo Alpargatas e responsável pela internacionalização das sandálias Havaianas pelo mundo, a empresária Ângela Hirata fala sobre a reformulação da marca de produtos de couro vegetal da seringueira Amazon Life, fundada há catorze anos. Ângela fala de Redesign, conceitos de reciclagem e reuso de matéria-prima e recondicionamento de produto, com preocupações ambientais, criando vínculos entre artesanato empreendedor e redes internacionais de distribuição do produto. 


21 de junho - sábado

15 h - Origami embalagem
Palestra com a arquiteta e empresária Bassy Machado

Conceitos do kirigami e do origami (técnicas japonesas de arte em papel) aplicados aos produtos de embalagem, cartões promocionais e institucionais, desenvolvidos pela empresa Origami.


Serviço:
Semana Cultural Brasil-Japão
Evento oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Realização: Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Período: 14 a 22 de junho de 2008, de 9h às 21h
Local: Centro de Convenções do Anhembi e Auditório Elis Regina/São Paulo -
Av. Olavo Fontoura, 1209
Entrada gratuita (não é necessário apresentar ingresso para a Semana Cultural) 

Workshops culturais com participação gratuita (inscrição prévia apenas para os workshops de culinária e palestra do estilista Kenzo)

Apoios: Ministério da Cultura / Ministério das Relações Exteriores / Governo do Estado de São Paulo / Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral do Japão em São Paulo / Fundação Japão 

Patrocínio: Usiminas / Cosipa / Sebrae/ Sanrio / Banco do Brasil / Bradesco / Yakult / Sakura Nakaya Alimentos 

Informações para a imprensa:
Mirian Lie Hatanaka / 11-9619-2494 / 
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >