Home arrow Centenário arrow Comemorações arrow Integração cultural é tema de módulo "Artes do Saber" na Semana
Integração cultural é tema de módulo "Artes do Saber" na Semana PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
09 de junho de 2008

thumb_mini-carlo_giovani.jpgA curadoria do módulo Artes do Saberr, da Semana Cultural Brasil-Japão, é da jornalista e artista Erika Kobayashi, com a proposta de analisar os processos de integração cultural, com imagens do Japão e do Brasil. Confira a programação de 15 a 22 de junho.


Artes do Saber
Curadoria: Erika Kobayashi

dia 15 de junho - domingo

15h - O Japão visto (e vivido) por brasileiros - entre ficção e vida real
Palestra com a escritora Adriana Lisboa

O cruzamento de olhares de três brasileiros vivendo o dia-a-dia no Japão: a escritora carioca Adriana Lisboa, Celina e Haruki - os dois últimos são personagens de seu romance Rakushisha. O título do livro foi inspirado no Diário de Saga, um dos relatos menos conhecidos do poeta japonês Basho e escolhido pela escritora como um dos pontos de partida do romance Rakushisha, publicado pela Rocco. O livro é resultado de sua tese em literatura comparada pela UERJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. O desdobramento de anos de pesquisa e interesse despertado pela cultura japonesa resulta em Contos Populares Japoneses, que é lançado neste mês pela editora Rocco. Adriana vive atualmente em Denver, nos Estados Unidos.

dia 16 de junho - segunda-feira

18h - A integração de culturas na formação do Brasil no livro O Catador de Batatas e o Filho da Costureira (Editora JBC)
Palestra com o quadrinista Bruno D'Angelo, o roteirista Ricardo Giasseti e Julio Moreno, diretor geral da Editora JBC

União das tradições orientais e ocidentais em níveis narrativos, estáticos e lúdicos. Em homenagem ao centenário da imigração japonesa, o quadrinista Bruno D'Angelo e o roteirista Ricardo Giassetti criam O Catador de Batatas e o Filho da Costureira, uma ficção baseada em fatos e cenários reais. A história de amizade entre Ikemoto, imigrante vindo a bordo do Kasato Maru, e o garoto Isidoro, descendente de escravos, é um símbolo da construção da identidade brasileira. 


dia 17 de junho - terça-feira

19h30 - Resistência & Integração: 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil

Palestra de IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A publicação é um verdadeiro dossiê que aborda vários aspectos e estudos sobre a imigração japonesa para o Brasil. Além de detalhado censo demográfico de 1920 a 2000, o livro tem artigos que destacam a história dos imigrantes, características da população de origem japonesa e até mesmo como esta herança influencia na educação de crianças. Alguns temas trazem o movimento inverso de migração, do Brasil para o Japão. A publicação é iniciativa do Centro de de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.

dia 22 de junho - domingo

mini-carlo_giovani.jpg18h - A reinvenção do Japão inventado na experiência do coletivo de artistas moyashis

Palestra com a jornalista Erika Kobayashi (e participação de moyashis)

A apropriação de imagens de um Japão distante, tanto o tradicional quanto o  contemporâneo, nas criações do coletivo de artistas moyashis, que revisitam a cultura japonesa e propõem a releitura da mesma feita por brasileiros. A proposta do grupo é de uma renovação estética e de maneiras de difusão de imagens, utilizando táticas de guerrilha artística (ocupação e invasão de espaços públicos, blogs, sites e trocas virtuais).


Serviço:
Semana Cultural Brasil-Japão
Evento oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Realização: Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Período: 14 a 22 de junho de 2008, de 9h às 21h
Local: Centro de Convenções do Anhembi e Auditório Elis Regina/São Paulo -
Av. Olavo Fontoura, 1209
Entrada gratuita (não é necessário apresentar ingresso para a Semana Cultural) 

Workshops culturais com participação gratuita (inscrição prévia apenas para os workshops de culinária e palestra do estilista Kenzo)

Apoios: Ministério da Cultura / Ministério das Relações Exteriores / Governo do Estado de São Paulo / Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral do Japão em São Paulo / Fundação Japão 

Patrocínio: Usiminas / Cosipa / Sebrae/ Sanrio / Banco do Brasil / Bradesco / Yakult / Sakura Nakaya Alimentos 

Informações para a imprensa:
Mirian Lie Hatanaka / 11-9619-2494 / 
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >