Home arrow Centenário arrow Comemorações arrow Performance de gueixas oiran na abertura da SPFW
Performance de gueixas oiran na abertura da SPFW PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
09 de junho de 2008
thumb_mini-blue3-1500.jpgA 25° edição da São Paulo Fashion Week terá como tema o Japão e a abertura do evento no dia 16 de junho será feita com uma performance de uma gueixa oiran (dançarina) feita pelo brasileiro Akito Hibiki.


Ele é um dos membros do grupo Hibiki Family (hibiki é sinônimo de "vibração", no sentido de energia). A apresentação contará com a participação dos outros dois atores da companhia: Kazuma, irmão de Akito, e a japonesa Yuka.


Hibiki Family fará outras quatro apresentações em São Paulo, entre elas uma demonstração de transformismo na Semana Cultural Brasil-Japão, que acontece de 14 a 22 de junho no Palácio das Convenções do Anhembi.

A apresentação mostrará o processo de transformação de um ator do sexo masculino em gueixa, recurso utilizado no tradicional teatro kabuki e que recebe o nome de onnagata (intérpretes masculinos representando papéis femininos). Esta demonstranção de maquiagem, figurnos e gestos do onnagata acontece no  dia 14 de junho, às 19h, e integra o ciclo de palestras de Artes do Corpo na Semana Cultural Brasil-Japão.


mini-oiran.09.jpgHIBIKI FAMILY - Formado pelos irmãos Akito e Kazuma, brasileiros descendentes da terceira geração de japoneses, e de Yuka, japonesa nascida na província de Shizuoka, região central do Japão, o grupo Hibiky Family existe desde 2005. Desde então, vem se destacando por seus espetáculos que mesclam teatro, música e dança.

O que mais chama atenção no trabalho deles é a maneira singular de divulgar a ancestral cultura japonesa com um toque diferente, o "tempero" brasileiro. Ritmos brasileiros são misturados a canções enka (música popular japonesa) em apresentações que acontecem em matsuris (festivais), onsens (estações termais), teatros, eventos e até festas infantis.


Apresentações em São Paulo



14/06, às 19h

Demonstração da criação de uma gueixa

Semana Cultural Brasil-Japão
Pavilhão Artes do Corpo no Palácio das Convenções do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1209

Tel: 3209.3875 - 3277-3279



15/06 e 20/06, às 15h30

Semana Cultural Brasil-Japão
Grande Auditório do Palácio das Convenções do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1209

Tel: 3209.3875 - 3277-3279



16/06

Abertura da São Paulo Fashion Week
Prédio da Bienal no Parque do Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°

Ibirapuera

Serviço:
Semana Cultural Brasil-Japão
Evento oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Realização: Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Período: 14 a 22 de junho de 2008, de 9h às 21h
Local: Centro de Convenções do Anhembi e Auditório Elis Regina/São Paulo -
Av. Olavo Fontoura, 1209
Entrada gratuita (não é necessário apresentar ingresso para a Semana Cultural) 

Workshops culturais com participação gratuita (inscrição prévia apenas para os workshops de culinária e palestra do estilista Kenzo)

Apoios: Ministério da Cultura / Ministério das Relações Exteriores / Governo do Estado de São Paulo / Prefeitura do Município de São Paulo / Consulado Geral do Japão em São Paulo / Fundação Japão 

Patrocínio: Usiminas / Cosipa / Sebrae/ Sanrio / Banco do Brasil / Bradesco / Yakult / Sakura Nakaya Alimentos 

Informações para a imprensa:
Mirian Lie Hatanaka / 11-9619-2494 /  Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Erika Kobayashi : 9104-4422 e Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
 
< Anterior   Próximo >