Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow Tocha da Amizade vem do Japão para Memorial do Imigrante
Tocha da Amizade vem do Japão para Memorial do Imigrante PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
10 de junho de 2008
O Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, receberá no próximo domingo, 08 de junho, às 12h30, a Tocha da Amizade, que foi acesa no último dia 28 em Kobe, no Japão. Símbolo da amizade entre japoneses e brasileiros, a tocha partiu de navio do mesmo lugar de onde levantou âncoras há 100 anos o navio Kasato Maru, com os primeiros 781 imigrantes japoneses para o Brasil. A trajetória da tocha, que já se encontra em Santos e está fazendo o mesmo roteiro dos imigrantes, é mais uma das atividades em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa.

A Tocha da Amizade vem da cidade de Santos acompanhada de 20 imigrantes, que no passado fizeram esse mesmo percurso, e segue para o Memorial do Imigrante, antiga hospedaria onde os imigrantes ficavam até seguirem para seus locais de trabalho. A tocha ficará acesa por 10 dias na sala junto à exposição “O Papel do Estado na Imigração Japonesa – primeiros imigrantes”, inaugurada no dia 17 de maio.
 
Tocha da Amizade
A Tocha da Amizade foi acesa no dia 28 em cerimônia realizada no antigo Centro de Emigração de Kobe, pelo vice-diretor da Associação Nipo-Brasileira, Tatsuji Uejima. Sua chama é elétrica, e tem na base um globo com os símbolos das bandeiras do Brasil e do Japão.

Programação de domingo

08h30 – Solenidade de partida da "Tocha da Amizade", no saguão do Paço Municipal de Santos, rumo a São Paulo.

09h15 – Deslocamento da "Tocha" em bonde, com destino à Estação do Volongo

09h45 – Embarque no trem – Estação Valongo, Largo Marquês de Mte Alegre – Santos.

12h30 – Chegada ao Memorial do Imigrante – Mooca – São Paulo

A viagem contará com a presença dos secretários estaduais Claury Alves da Silva (Esporte, Lazer e Turismo) e José Luiz Portella (Transportes Metropolitanos), além de autoridades representantes da comunidade japonesa.
 
< Anterior   Próximo >