Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow Tocha da Amizade está no Memorial do Imigrante
Tocha da Amizade está no Memorial do Imigrante PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
10 de junho de 2008
A tocha da amizade, símbolo das comemorações dos cem anos da imigração japonesa no Brasil, já está na capital paulista desde domingo (8). A chama saiu de Santos, a 85 km de São Paulo, pelas mãos do Secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, junto com uma comitiva de japoneses e brasileiros numa viagem de trem que reviveu os passos dos primeiros imigrantes no Brasil.

“Trata-se de um fato histórico que revive o percurso dos japoneses quando chegaram a Santos e fizeram a primeira viagem em solo brasileiro com destino à antiga Hospedaria do Imigrante em São Paulo, hoje, Memorial do Imigrante. Esse evento é um dos mais significativos de todas as ações para a comemoração do centenário, pois mexeu com a emoção revivendo a história dos imigrantes que ajudaram a diminuir as diferenças entre brasileiros e japoneses”, informou  o secretário Claury.

Quando os primeiros japoneses chegaram ao Brasil o percurso entre o Porto de Santos e a capital paulista era feito em locomotivas a vapor e a viagem demorava quase cinco horas. Hoje, o mesmo trajeto leva duas horas e meia.

O evento, que fez parte das comemorações do centenário da imigração no País, foi uma parceria entre as secretarias estaduais de Esporte, Lazer e Turismo, dos Transportes Metropolitanos, MRS Logística, Prefeitura de Santos e instituições ligadas à colonia japonesa.

A Tocha da Amizade ficará exposta até dia 21 de junho no Memorial do Imigrante, em seguida irá para o Sambódromo do Anhembi para a cerimônia de comemoração com o príncipe herdeiro do Japão Nahurito.

 
< Anterior   Próximo >