Home arrow Notícias arrow Jazz Sinfônica, Grupo Mawaca e Taiko Wadaiko Sho se unem em apresentação exclusiva na Semana
Jazz Sinfônica, Grupo Mawaca e Taiko Wadaiko Sho se unem em apresentação exclusiva na Semana PDF Imprimir E-mail
Por Alyne Kumasaka   
12 de junho de 2008
Parceria do grupo Mawaca com a Orquestra Jazz Sinfônica e o grupo de Taiko Wadaiko Sho é destaque da Semana Cultural Brasil-Japão em apresentação única, com participação especial de Tamie Kitahara e Shen Ribeiro, no Grande Auditório do Anhembi no dia 16 de junho, às 20h.

A mescla de melodias e instrumentos brasileiros e japoneses dão brilho a uma das principais atrações da Semana. De um lado acordeom, berimbau, vibrafone e pandeirões; do outro violino, violoncelo e flauta; e, para completar, taiko, koto, shamisen e shakuhachi.

O show mostrará a influência musical dos japoneses na cultura brasileira e dos brasileiros na cultura japonesa. A entrada é livre a todos os visitantes da Semana Cultural Brasil-Japão.

Sobre os grupos


O grupo Mawaca pesquisa e recria músicas de todo o mundo. Formado por sete cantoras, que interpretam canções em mais de dez idiomas, acompanhadas por um grupo instrumental acústico, há doze anos o Mawaca
pesquisa sonoridades múltiplas que revelam características étnicas locais, buscando sempre estabelecer inter-relações com a música brasileira. O grupo é liderado por Magda Pucci e faz apresentações freqüentes no Brasil e no mundo.

A Orquestra Jazz Sinfônica foi criada em abril de 1990 por Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin. Desde então, busca dar tratamento sinfônico à música popular de todo o mundo, principalmente à brasileira. A Orquestra se destaca pela originalidade e versatilidade, e encanta platéias de todo o mundo com apresentações de alto nível musical.


O grupo Wadaiko Sho traz uma mescla da cultura japonesa com a brasileira por meio do Taiko. Fundada em 1999 por Setsuo Kinoshita, o grupo já se apresentou diversas vezes no Japão e frequentemente faz shows no Brasil.


Confira a programação:

1ª parte


– Orquestra Jazz Sinfônica
Música: clássicos da Bossa-Nova

Regência: Ciro Pereira


2ª parte


- Wadaiko Sho
Música: Burajiru e (Rumo ao Brasil)

Composição: Setsuo Kinoshita

A música retrata a insegurança dos imigrantes na vinda à nova terra, a desilusão, a perseverança e a influência da cultura brasileira em suas vidas.


- Mawaca e Wadaiko Sho
Música: Oshiogatsu (canção infantil de Ano Novo)

No Japão, as crianças têm costume de festejar a chegada do Ano-Novo com uma série de brincadeiras e músicas. Oshiogatsu é uma das músicas que ganhou um novo arranjo vibrante e animado com os tambores japoneses.


- Mawaca
Música: Hotaru Koi

A canção se refere ao hábito infantil de caçar vaga-lumes e colocá-los em gaiolas para iluminar as ruas no Japão antigo durante o verão. Hotaru koi foi a primeira música japonesa a ser incorporada ao repertório do grupo.


- Wadaiko Sho
Música: Hyuga


- Mawaca

Música: Kazoe Uta/ Se esta rua fosse minha

Participação especial: Cintia Zanco (violino)

A canção faz referência ao hábito das crianças japonesas contarem os dias para o Ano Novo e da tradição de decorar as ruas com enfeites de pinho e bambu nessa época.


Música: Asadoya Yunta

Canção da província de Okinawa, arquipélago ao sul do Japão, que faz alusão às quatro estações do ano.


- Wadaiko Sho
Música: Taiko de samba


3ª Parte


- Mawaca, Jazz Sinfônica com Tamie Kitahara e Shen Ribeiro
Música: Imayo/ Curumiasu

Arranjo: Cintia Zanco

Regência: Maestro Galindo

Imayo é um poema muito antigo que descreve as paisagens do outono mescladas à cantiga infantil brasileira da região do Pará.


- Mawaca, Jazz Sinfônica, Wadaiko Sho e Tamie Kitahara
Música: Soran Bushi

Arranjo: Cintia Zanco

Regência: Maestro Galindo

Soran Bushi é uma canção dos pescadores da província de Hokkaido.
 
< Anterior   Próximo >