Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow Sakura participa da Semana Cultural Brasil-Japão
Sakura participa da Semana Cultural Brasil-Japão PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
12 de junho de 2008

Evento comemorativo do centenário da imigração japonesa no Brasil, terá workshop Artes dos Sabores ministrados por grandes chefs como Jun Sakamoto e Shin Koike

 
Entre os dias 14 e 22 de junho acontece no Centro de Convenções do Anhembi a Semana Cultural Brasil-Japão, que tem como objetivo apresentar um panorama completo da cultura japonesa – no ano em que a colônia comemora seu centenário, com shows, palestras, workshops, lançamentos de livros, curso de gastronomia, simpósios, campeonatos de karaokê e de cosplay. A Sakura será curadora do conteúdo gastronômico – Arte dos Sabores. Serão 9 dias de evento com 20 workshops gratuitos ministrados por grandes chefs japoneses como Jun Sakamoto, Carlos Watanabe, Shin Koike e Adriano Kanashiro, além de aulas de culinária com o professor Carlos Ribeiro e palestra sobre etiqueta japonesa com Lumi Toyoda.


A inspiração para formatar o roteiro foi de apresentar a cozinha japonesa na forma de linha do tempo: desde a culinária trazida pelos imigrantes – transformações e influências, até chegar à gastronomia contemporânea. "Esta culinária é marcada pela delicadeza e frescor dos ingredientes, constituída por sutilezas. Ela pode sofrer adaptação, mas nunca perder a essência", afirma Roberto Ohara, diretor da Sakura, "além disso, é uma forma de homenagearmos nossos avós, que chegaram há 100 anos no Brasil e deixaram como legado uma das empresas mais respeitadas do país", completa.

Todos os workshops têm 1h30 de duração e serão ministradas em uma cozinha-show. São 30 vagas para participação do público e no final de cada curso, os alunos degustarão o prato elaborado durante a aula. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 6 de junho através do telefone (11) 3877-0748 ou via Nextel no Id 84*3053, atendimento de segunda à sexta-feira no horário comercial.

Programação dos Workshops

Palestrante: Jun Sakamoto

A Arte do Sushi

18 e 20/06 às 15h.

O chef paulista é o mais premiado da culinária japonesa, considerado pela revista Veja São Paulo o nº 1 do país. Seu restaurante em Pinheiros tem apenas 36 lugares, só atende com hora marcada e serve com primor a alta gastronomia nipônica.  Em sua palestra vai mostrar a importância e a complexidade da formação de um sushiman, técnicas na arte da preparação do sushi e dicas de bebidas para harmonizar.


Lançamento do livro "Jun Sakamoto – O Virtuose do Sushi"

17/06 às 15h.

Tarde de autógrafos do livro sobre a vida e arte do chef Jun Sakamoto publicado pela editora BEï, de autoria do jornalista Tomás Alvim e a professora de gastronomia Mari Hirata, que acompanharam o dia-a-dia de Sakamoto durante vários dias. O livro conta ainda com 55 imagens em preto e branco do fotógrafo e arquiteto Cristiano Mascaro que mostram o chef em ação.]


Palestrante: Carlos Alberto Kenji Watanabe

A Cozinha Quente Japonesa

15/06 às 15h; 19 e 21/06 às 18h.

O tema tem o objetivo de apresentar um panorama sobre a culinária japonesa tradicional, sua união com a cozinha brasileira e os segredos do preparo de pratos quentes. Na ocasião, o chef também discorrerá sobre a história de seu restaurante, o Sushi-Kiyo, em São Paulo, famoso pelo cuidado em preservar a tradição de uma gastronomia japonesa que deve ser uma alimentação leve, natural e de fácil digestão pelo organismo. Vai apresentar também o Kaiseki Ryouri - refeição cerimonial japonesa - regras de como deve ser servido e quais são os itens que fazem parte deste evento.
 

Palestrante: Shin Koike

Culinária Caseira com Cerâmicas Kimi Nii

14 e 22/06 às 15h; 20/06 às 18h.

Japonês nascido em Tókio, o chef Shin Koike começou cedo a viver da gastronomia. Veio ao Brasil à trabalho em 1993 e nunca mais deixou o país. Por aqui já esteve à frente da cozinha de diversas casas, até abrir seus restaurantes, o A1 e o Aizomê. No workshop, sua função é utilizar seus conhecimentos ao apresentar a culinária oriental atual, resgatando as receitas que as donas de casa japonesas trouxeram para o país. Durante a palestra vai utilizar as cerâmicas da artista Kimi Nii.


Palestrante: Lumi Toyoda

A Etiqueta da Culinária Japonesa

16/06 às 18h.

A palestrante é pesquisadora da cultura, especialista em etiqueta social e empresarial japonesa. No Workshop será apresentada a influência da situação geográfica e climática do Japão na gastronomia, práticas sobre comportamento à mesa, dinâmicas de como manipular o hashi, segurar as tigelas, servir-se corretamente de pratos típicos como sushi, sashimi, tempurá, arroz, missoshiru e dicas para evitar as gafes mais comuns.

 

Palestrante: Adriano Kanashiro

A Fusão da Culinária Oriental e Ocidental

16, 19 e 21/06 às 15h

O chef nasceu em uma família de cozinheiras, e desde os 19 anos está envolvido com a gastronomia. Suas primeiras lições, recebeu em restaurantes do bairro da Liberdade, onde passou de auxiliar peixeiro a sushiman em apenas 4 meses, já passou por várias casas e atualmente comanda a cozinha do restaurante Kinu. Em sua palestra vai apresentar sua especialidade, a fusão das cozinhas oriental e ocidental.

 

Palestrante: Carlos Ribeiro

Preparações de Pratos Quentes cozinha da Batian com cerâmicas de Hideko Honma

Aula 1 Missoshiro, Udon e Soba – 14/06 às 18h; e 19/06 às 20h.

Aula 2 Missoshiro,Sukiyaki e Chawamuchi  – 15/06 às 18h; e 20/06 às 20h.

Aula 3 Missoshiro,Hobata e Teppan– 16 e 21/06 às 20h.

Aula 4 Missoshiro, Nishime e Carê – 17 e 22/06 às 20h.

Aula 5 Missoshiro,Shogayaki e Missoyaki  – 18/06 às 20h.

O professor Carlos Ribeiro é especialista em gastronomia contemporânea e já lecionou em importantes instituições de ensino em cursos sobre o tema. Vai mostrar seus conhecimentos e ensinar toda sua técnica aos presentes em cinco aulas com diferentes temas e pratos.

 

Sobre a Sakura


A empresa brasileira foi fundada por um imigrante japonês há 67 anos, e faz parte da história da colônia japonesa, por isso fez questão de colaborar com seu principal conhecimento, a culinária. Pioneira em várias áreas, a Sakura é a única no mundo que detém em escala industrial a tecnologia de fermentação natural da soja com milho, por isso tem grande participação na entrada das iguarias nipônicas no paladar do brasileiro.

 

Serviço:

"Artes dos Sabores"

Semana Cultural Brasil-Japão – Centro de Convenções do Anhembi
Av.
Olavo Fontoura, 1209
De 14 a 22 de junho.
Cursos gratuitos.
30 vagas por workshop.
Informações e inscrições: (11) 3877-0748 via Nextel no Id 84*3053, atendimento de segunda à sexta-feira no horário comercial.

 
Informações à Imprensa
KRP Relações Públicas – (11) 3086-3550

Kelly Lobos

Renata Margoni - Coordenação KRP –
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Gudmila Regis – Atendimento KRP - Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo  

Juliana Matheus – Atendimento KRP – Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >