Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow World Cosplay Summit etapa JBC – Brasil
World Cosplay Summit etapa JBC – Brasil PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
12 de junho de 2008
Cosplay é a contração das palavras inglesas: costume (fantasia) e play (brincar), ou seja, é uma brincadeira de se fantasiar. O cosplay se tornou uma atividade muito popular entre os fãs de anime e mangá (desenhos animados e quadrinhos japoneses), que fazem de tudo para imitar seus personagens favoritos. Mas o passatempo não se limita apenas à vestimenta, como em uma festa à fantasia, o cosplay vai além, englobando a performance de cenas, trejeitos, frases características e golpes. Podemos dizer que o objetivo final é ser a versão em carne e osso do personagem e se divertir muito no processo.

O cosplay é uma das maiores atrações dos eventos de mangás, animes e games em países como Estados Unidos, Espanha, Itália, Alemanha, França, China, Brasil e também no país que deu origem a toda essa onda: o Japão. Com a febre mundial da cultura pop japonesa, existem cosplayers (praticantes do cosplay) que reúnem uma legião de fãs no mundo inteiro. Nos eventos, os cosplayers são sempre o centro das atenções com suas roupas coloridas e criativas. Muitos investem boa parte de seu tempo livre e dinheiro para alcançar uma caracterização perfeita, além de ensaiar muito as falas, músicas e coreografias.

O WORLD COSPLAY SUMMIT

O WCS (World Cosplay Summit) é um campeonato mundial de cosplay que reúne os melhores cosplayers do globo para uma disputa pelo título de melhor do mundo. Além disso, o evento é uma oportunidade única de confraternização entre pessoas de diferentes nacionalidades que apreciam o mesmo hobby. O WCS é um evento anual organizado pela TV Aichi, uma importante broadcast japonesa, subsidiária da TV Tokyo.           

O WCS é a prova que mesmo sendo de culturas totalmente diferentes, existe uma língua comum a todos os participantes: o mangá. A Editora JBC, a maior editora de mangás do Brasil, numa parceria inédita com a TV Aichi passou a ser a organizadora da etapa brasileira do WCS. Os campeões da Etapa JBC Brasil garantem passagem e estadia no Japão para participar da grande final mundial.
           
O WCS 2005 (
http://www.tv-aichi.co.jp/cosplay2005) foi a terceira edição do evento que envolveu sete países diferentes: Japão, China, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha e Espanha, com mais de 40 participantes. Todos escolhidos por meio de eliminatórias em seus respectivos países, sendo que a final aconteceu no Japão, na província de Aichi, durante a Expo Aichi 2005 (http://www.expo2005.or.jp/). O público estimado pelos organizadores, desde as eliminatórias até a final, ultrapassou 200 mil pessoas.
 
O WCS 2006 (
http://www.tv-aichi.co.jp/cosplay2006) aconteceu na cidade de Nagoya durante o verão (de 4 a 6 de agosto), que é a principal época do ano para eventos no arquipélago. Nessa edição, os mesmos sete países participaram, além das estréias de Cingapura, Tailândia e Brasil — que na sua primeira participação levou o título de campeão mundial de cosplay.
 
No WCS 2007 (
http://www.tv-aichi.co.jp/wcs/gallery/wcs2007.html) três novos países fazem suas estréias , México, Coréia do Sul e Dinamarca acirram a competição. O Brasil teve a sua segunda participação, mas, apesar de ter sido bem representado, o título ficou com os franceses.
       
Em 2008 (
http://www.tv-aichi.co.jp/wcs/e/) o evento se torna mais especial. Pois, estará dentro das comemorações oficiais do Centenário da Imigração Japonesa. Fica a torcida para que venha o bicampeonato.
 
WCS – ETAPA JBC BRASIL
 
A Etapa JBC Brasil é um campeonato nacional, com a participação dos cosplayers e fãs de diversos estados, organizado pela Editora JBC — que além de ser a principal editora de mangás, já possui um vasto histórico em eventos voltados para o público de anime e mangás desde a sua entrada no mercado em 2000.
 
A Etapa JBC Brasil tem por objetivo escolher as 15 melhores duplas de cosplayers brasileiros e entre elas destacar a campeã que representará o país na final mundial do WCS no Japão.
 
Serão 13 duplas escolhidas por meio de audições em eventos parceiros espalhadas pelo Brasil; uma dupla escolhida por meio de repescagem e a dupla campeã de 2007 tem direito a participar da final.  

 

 

 
< Anterior   Próximo >