Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow LANÇADO EM BRASÍLIA O PROJETO ORIGAMI DO CENTENÁRIO
LANÇADO EM BRASÍLIA O PROJETO ORIGAMI DO CENTENÁRIO PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
20 de junho de 2008

Movimento idealizador do projeto reuniu cerca de 500 pessoas nesta tarde de quarta-feira, 4/6, em Brasília(DF)


O ano é de comemoração. Em todo país, eventos celebram o aniversário do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Na tarde desta quarta-feira, 4/6, cerca de 500 pessoas lotaram o auditório Nereu Ramos, nas dependências do Senado, em Brasília (DF) para pretigiar o lançamento oficial no país do Projeto Origami do Centenário.

 

O deputado Arlindo Chinaglia, presidente da Câmara dos Deputados, abriu a solenidade, agradecendo a presença de todos e destacando o quanto essa integração entre as duas culturas tem sido positiva para os dois países. Entre as autoridades presentes, estavam o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi; a embaixadora Regina Dunlop; os deputados Hidekasu Takayama, presidente do Grupo Parlamentar Brasil- Japão, além de outros.

O Projeto Origami do Centenário é uma iniciativa do Movimento Origami do Centenário, e a única atividade comemorativa do centenário promovida pelos três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. A realização do projeto é uma ação conjunta do Instituto Paulo Kobayashi, da JCI – Junior Chamber International Brasil -Japão-, e do Congresso Nacional, além de contar com o apoio de diferentes empresas do setor público e privado.

O objetivo do Projeto é mobilizar pessoas do Brasil e do Japão na construção do Painel "Sonho Brasileiro", um painel artístico que será formado por 500 mil origamis e retratará a bandeira dos dois países. Depois de ponto, o painel será instalado no Congresso Nacional. O Projeto Origami do Centenário está em ação também no Japão, onde foi lançado em abril, em cerimônia que contou com a presença do imperador Akihito, a imperatriz Michiko, o Príncipe Naruhito e o primeiro ministro Yasuo Fukuda.

Público participa da construção do Painel Sonho Brasileiro já em seu lançamento

Também marcaram presença no evento: Jéssica Koayashi, presidente do Instituo Paulo Kobayashi; representantes da JCI Brasil-Japão; Karina Eiko Nakahara – a Miss Centenário Brasil-Japão-, e o mágico Issao Imamura, que encantou a platéia com seu talento.

Durante o evento, os presentes receberam cartilha de orientação sobre como fazer a dobradura, papel para o origami e caneta – para cada um escrever seu desejo. No encerramento, o deputado William Woo, coordenador geral do Projeto Origami do Centenário, convidou a todos os deputados, senadores, representantes das empresas e entidades patrocinadoras do projeto e o público em geral a depositarem os seus origamis em uma urna instalada no palco.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Di Fatto Central de Comunicação

A/C Paula/ Marina ou Edna

(11) 5052-3004

 

 

 
< Anterior   Próximo >