Home arrow Notícias arrow Sucesso marca comemoração do Centenário em São Paulo
Sucesso marca comemoração do Centenário em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
25 de junho de 2008

mini-211.06_-_festividade_sambdromo_1_-_luciano_watanuki.jpg
Com a reapresentação da solenidade do Centenário no Sambódromo e o show da cantora Fernanda Takai no auditório Elis Regina foram encerrados no domingo, 22, os eventos oficiais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil programados para São Paulo.


Semana Cultural
- Durante dez dias o complexo do Anhembi foi palco das comemorações. A Semana Cultural Brasil-Japão foi visitada neste período por quase 200 mil pessoas. O público pode apreciar e entender, por meio de exposições, apresentações e workshops, as mais tradicionais manifestações artísticas, culturais e esportivas japonesas.      


A moderna arte Pop, conhecida no Brasil principalmente entre jovens e crianças, também teve espaço durante a Semana Cultural. Foram realizados workshops e projeções de filmes de manga e anime, além da final da Etapa Brasil do Campeonato Mundial de Cosplay (arte de se vmini-marcos20juncard2_011.jpegestir como os personagens dos mangas), o WCS.


No Grande Auditório do Palácio das Convenções do Anhembi foram realizadas, ainda, diversos shows de dança, música e teatro, e o Campeonato Estadual de Karaokê.


A culinária também foi destaque da programação da Semana Cultural. Diariamente foram realizados workshops com renomados chefs que ensinaram os segredos da tradicional culinária japonesa.


O destaque da moda foi a presença do estilista Kenzo, reconhecido mundialmente por suas criações ousadas, que realizou uma palestra bastante concorrida sobre a sua trajetória como precursor da disseminação da moda do Japão no Ocidente.  


"O nosso objetivo foi levar o visitante a fazer uma imersão à cultura japonesa", resumiu o curador da Semana Cultural, Jo Takahashi.


Sambódromo
- O Príncipe-herdeiro Naruhito foi recebido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no dia 21 em uma cerimônia realizada no Sambódromo. O Príncipe desfilou em carro fechado e em seu discurso agradeceu o convite do governo brasileiro e ressaltou a importância do intercâmbio bilateral, na qualidade de presidente Honorário do Ano do Intercâmbio Japão-Brasil.


Uma série de shows e apresentações artísticas animou o público de mais de 25 mil pessoas que lotaram o Sambódromo. Durante o cerimonial, a pira da Tocha da Amizade foi acesa por Saburo Onishi, imigrante, Takako Onishi, primeira  gosei (quinta geração), e Enzo Nakamura, considerado o primeiro rokussei (sexta geração) do Brasil.


No dia 22 houve reapresentação da solenidade realizada no dia anterior.

 
< Anterior   Próximo >