Home arrow Notícias arrow Prefeitura de Hamamatsu presenteia Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Prefeitura de Hamamatsu presenteia Centenário da Imigração Japonesa no Brasil PDF Imprimir E-mail
Por Cibele Hasegawa   
25 de junho de 2008

mini-pipa_-_cerimnia_023.jpg


A Prefeitura de Hamamatsu presenteou o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil na tarde de hoje (25). Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Bunkyo, Yasutomo Suzuki, prefeito da cidade, ofertou as pipas para a realização do Festival de Pipas, que acontece neste sábado, 28 de junho, no Parque Ecológico Tietê.

Em discurso, Suzuki disse que este ano deve ser o começo de uma nova integração entre o Brasil e o Japão. “Esta amizade não se limita em somente comemorar os 100 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses, mas também para futuramente intensificarmos as relações”, afirmou o prefeito que durante sua estadia no país, solicitou a implantação de um Consulado do Brasil em Hamamatsu e melhorias na educação dos filhos de dekasseguis. mini-pipa_-_cerimnia_038.jpg

Neste “Ano de Intercâmbio Brasil Japão”, o público poderá conferir o evento que acontece há mais de 400 anos na terra do sol nascente, denominado como “Hamamatsu Matsuri”. Diz a lenda que o festival originou-se quando o senhor feudal do castelo de Hikuma (atualmente conhecido como Castelo de Hamamatsu) celebrou o nascimento de seu primeiro filho empinando uma grande pipa com o seu nome para reverenciar e pedir proteção e prosperidade aos céus.

“O meu desejo é que esta grandiosa festa se torne uma oportunidade para que os jovens dos dois países conheçam mais a cultura do Brasil e do Japão e ao mesmo tempo estreitem esse relacionamento”, disse Kokei Uehara, presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. 

A pipa, ilustrada pelo símbolo das comemorações de 2008, recebida no ato pela ACCIJB será doada posteriormente para o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil no intuito de ser lembrada pelas próximas gerações.

 
< Anterior   Próximo >