Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow São Paulo sedia Festival de Pipas de Hamamatsu
São Paulo sedia Festival de Pipas de Hamamatsu PDF Imprimir E-mail
Por Cibele Hasegawa   
25 de junho de 2008

Comemorações do Centenário prosseguem com um presente recebido por cidade japonesa

pipa1.jpg

As celebrações do Centenário continuam ao longo de 2008, “Ano do Intercâmbio Brasil Japão”. No próximo sábado, 28 de junho, o Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, recebe uma visita muito especial. São as pipas coloridas trazidas diretamente da cidade japonesa de Hamamatsu, situada na província de Shizuoka. Um presente da prefeitura de Hamamatsu para comemorar os 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

São pipas gigantes medindo cerca de 3 metros de altura, o que requer o esforço de muitos voluntários para empiná-las. Foram confeccionadas artesanalmente com papel e varetas de bambu cuidadosamente escolhidos, e pinturas feitas à mão. Uma produção realizada com técnicas seculares.

pipa4.jpgOs técnicos japoneses da cidade de Hamamatsu, trazidos pelo Comitê Executivo de Hamamatsu para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, e coordenados pelo Hamamatsu Visitors and Convention Burea, virão montar as pipas gigantes e treinar equipes brasileiras. Além da diversão e encantamento, o Festival de Pipas celebra a cultura milenar japonesa, mostrando valores como o trabalho em equipe.

No evento, serão distribuídas 8.000 pipas para as crianças. O público assistirá ainda à apresentações de música, dança e tambores nipônicos, o taikô, além de degustar pratos típicos da culinária japonesa.

Em Hamamatsu, uma cidade que abriga alta concentração de brasileiros, o tradicional festival de pipas acontece anualmente durante o feriado do "Golden Week", entre os dias 3 e 5 de maio, com a participação de dezenas de pipas gigantes que colorem o céu.

De acordo com uma lenda, o festival originou-se há mais de quatro séculos, quando o senhor feudal do castelo de Hikuma (atualmente conhecido como Castelo de Hamamatsu) celebrou o nascimento de seu primeiro filho empinando uma grande pipa com o seu nome para reverenciar e pedir proteção e prosperidade aos céus.

 

SERVIÇO:

Festival de Pipas de Hamamatsu
Data: 28/06/2008 (sábado)
Horário: Das 10h às 16h
Local: Parque Ecológico do Tietê - Rodovia Ayrton Senna, Km 17 (sentido SP/RJ) - São Paulo
Telefone: (11) 3207-2644
Entrada gratuita.

 

Transporte:                
Ônibus circular gratuito entre a estação do metrô Tatuapé e o Parque Ecológico do Tietê - Leste. (saída do terminal de ônibus ao lado do Shopping Boulevard Tatuapé)

Estacionamento gratuito no local
          

Realização: Century Travel e Turismo
Patrocínio Exclusivo:  Caixa Econômica Federal
Apoio: Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Comitê Executivo de Hamamatsu para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Prefeitura de Hamamatsu

 

Informações para imprensa:                                               

Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Erika Yamauti, Alyne Kumasaka, Tamires Alês, Cibele Hasegawa 
(11) 3277-2208/ 3271-3799/ 3271-6358/ Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo  

 
< Anterior   Próximo >