Home arrow Notícias arrow SESC Pompéia promove programação de férias com homenagens ao Centenário
SESC Pompéia promove programação de férias com homenagens ao Centenário PDF Imprimir E-mail
Por Cibele Hasegawa   
26 de junho de 2008

O SESC Pompéia promove uma série de atividades gratuitas para o mês de julho, denominado como “HQ Férias”. Um projeto idealizado pelos cartunistas Jal e Gual que reúne uma exposição de quadrinhos, que traça trajetória da história em quadrinhos no Brasil, com trabalhos de Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli e Henfil exibições de desenhos animados, teatro e contos de histórias.

Na programação está incluso também a entrega do Troféu HQMIX, o “Oscar dos quadrinhos”, de acordo com seus criadores, os cartunistas Jal e Gualberto Costa. O maior prêmio da América Latina para os melhores lançamentos de quadrinhos e de humor gráfico de 2007, em votação nacional, pela Associação dos Cartunistas do Brasil.

samurai_tosite.jpgEm sua vigésima edição, o evento homenageia o desenhista de mangá Cláudio Seto, em comemoração aos 100 anos da vinda dos imigrantes japoneses ao Brasil. O prêmio será estampado com o personagem Samurai, do desenhista Nikkei. O desenho foi um sucesso na década de 1970, motivo que elegeu a figura para se juntar a galeria de estatuetas junto a Horácio (Mauricio de Sousa), Pererê (Ziraldo), Rê Bordosa (Angeli), Piratas do Tietê (Laerte), Amigo da Onça (Péricles), Sig (Jaguar), Madame e seu cachorro (Fortuna), Zeferino/Orelana e Graúna (Henfil), Lamparina (J.Carlos), Kactus Kid (Canini), Reco-Reco, Bolão e Azeitona (Luiz Sá) e Garra Cinzenta (Renato Silva).

Vale destacar também a peça teatral “As aventuras de Urashima Taro”, da Cia Pé no Canto, que acontece no dia 22 e 23 de junho, produzida especialmente ao Centenário. A história é baseada no folclore japonês, livremente adaptado pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes. Após uma fracassada pescaria, o pequeno Urashima Taro salva a vida de uma tartaruga, sem saber que este gesto mudaria para sempre a sua vida.

 

SERVIÇO:
Local: SESC Pompéia
Endereço: R: Clélia, 93
Telefone: 3871-7700
Acesso a deficientes físicos
Site: www.sescsp.com.br

 

Conheça a programação completa:


EXPOSIÇÃO - A História dos Quadrinhos no Brasil
De 05/07 a 03/08. Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Área de Convivência. Grátis.
Com curadoria da dupla JAL e Gualberto Costa, a exposição tem a proposta de mostrar, em 20 painéis, os ícones e principais acontecimentos de Agostini até os dias atuais. A idéia é traçar a história dos quadrinhos brasileiros, desde 1869 (quando foi publicada a primeira no Brasil, As Aventuras de Nhô Quim, de Agostini, também uma das primeiras do mundo) até os dias atuais, e seus grandes ícones, como Ziraldo, Maurício de Sousa, Angeli, J. Carlos, Henfil e Péricles, entre outros. Haverá ambientação no local com os personagens que fazem parte desse histórico, que vai do gênero infantil ao adulto.


VÍDEO - Cine Teatro HQ
De 05/07 a 03/08. Sábados, domingos e feriado, às 11h, 15h e 17h.
Na Área de Convivência. Retirada de ingressos meia hora antes de cada exibição. Grátis.
Programação de desenhos animados de sucesso e inéditos com personagens de quadrinhos brasileiros, como as tiras animadas, produzidas por Daniel Messias com personagens dos desenhistas Laerte, Angeli, Glauco, Caco Galhardo e Adão; seleção de animações de curtas da ABCA- Associação Brasileira dos Animadores; os longas "Wood e Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'roll", de Otto Guerra, com personagens de Angeli; "Rock e Hudson", de Otto Guerra, com personagens de Adão Iturusgarai; e "Cinegibi", “Uma Aventura no Tempo”, e os curtas inéditos do personagem Horácio, de Mauricio de Sousa, Princesas do Mar de Fabio Yabu entre outros curtas de animação brasileira.  Ambientação de cinema e bar com proposta interativa ao público presente.


ESPETÁCULOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO
Peça As Aventuras de Nicolau – com Cia Polichinelo Teatro de Bonecos
Personagem criado pelo cartunista Lucas Lima
Dias 8, 10 e 11 de julho, terça, quinta e sexta, às 11h e às 14h.
Área de Convivência
Personagem criado pelo cartunista Lucas Lima, de Araraquara/SP, Nicolau é um menino com uma imaginação muito fértil, construída pelo convívio familiar, na escola e com amigos de personalidades diversas. Possui, ainda, uma grande habilidade para entrar e sair de confusões. A montagem deste espetáculo respeita a plástica do HQ, colocando em cena uma apresentação apurada e fiel às tiras originais criadas pelo cartunista. Com a Cia Polichinelo Teatro de Bonecos, de Araraquara/SP. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

 


Peça Teatro Imaginário - Cia de Teatro MeViTeVendo
Dias 15 e 16 de julho, terça e quarta, às 11h e às 14h.
Área de Convivência
Num lugar bem longe, há muitos e muitos anos, existia um castelo abandonado, onde viviam dois bufões solitários. Contam que quando o vento da guerra soprou, o rei e a rainha fugiram, deixando para trás aqueles que lhes trouxeram tanta alegria. Mas os bufões gostavam de acreditar que um dia os reis voltariam para buscá-los. E, assim, construíram um universo feito quintal mágico, cheio de surpresas e encantos. Teatro Imaginário é um trabalho de animação e experimentação cênica com escrita contemporânea, mesclando atores, máscaras, realidade e fantasia. Com a Cia de Teatro MeViTeVendo. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.


Peça O Valente Filho da Burra - Cia Articularte
Dias 17 e 18 de julho, quinta e sexta, às 11h e às 14h.
Área de Convivência
O Valente Filho da Burra é um tipo de gigante que foi amamentado por uma burra após a morte de seus pais. O espetáculo baseia-se no conto de mesmo nome de autoria de Câmara Cascudo. Trata-se de uma apresentação mágica e fantasiosa, que utiliza as técnicas do teatro de sombras e de manipulação indireta, feita com varas. Com a Cia Articularte. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.


Peça As aventuras de Urashima Taro - Cia Pé no Canto
Direção de André Capuano. Com a Cia Pé no Canto
Dias 22 e 23 de julho, terça e quarta, às 11h e às 14h
Área de Convivência
Baseada em um conto do folclores japonês, livremente adaptado pelo dramaturgo Paulo Rogério Lopes, esta história conta como, após uma fracassada pescaria, o pequeno Urashima Taro salva a vida de uma tartaruga, sem saber que este gesto mudaria para sempre a sua vida. Este espetáculo foi produzido em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Direção de André Capuano. Com a Cia Pé no Canto. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

 

Peça Sítio dos Objetos -
Com Mariza Basso Teatro de Formas Animadas, Bauru/SP
Dias 24 e 25 de julho, quinta e sexta, às 11h e às 14h
Área de Convivência
Solitário, o caipira só tem os animais de seu sítio como companheiros: o cavalo chucro que se recusa a puxar a carroça, o cão Perrito que vive a pular sobre o seu dono, os pássaros que comem todas as sementes e a lagarta que come a plantação. No final, neste conflito ente o Homem e a Natureza, bons resultados aparecem nesta história. Os atores utilizam-se da técnica do teatro de bonecos para contar esta engraçada história. Com Mariza Basso Teatro de Formas Animadas, da cidade de Bauru/ SP. É necessária a retirada de ingressos na bilheteria da unidade com uma hora de antecedência, limitado a um ingresso por pessoa. Grátis.

SHOW - Troféu HQMIX
Dia 23 de julho, quarta, às 20h.
Entrega do vigésimo Troféu HQMIX, “o Oscar dos quadrinhos”, segundo seus criadores, os cartunistas JAL e Gualberto Costa. Trata-se do maior prêmio da América Latina para os melhores lançamentos de quadrinhos e de humor gráfico de 2007, em votação nacional, pela Associação dos Cartunistas do Brasil. Apresentação de Serginho Groisman e banda do programa Altas Horas, com a presença de desenhistas de todo o país. Retirada de ingresso no dia do evento nas bilheterias do SESC. Teatro. Grátis.

 

 

 
< Anterior   Próximo >