Home arrow Notícias arrow BM&FBOVESPA lança exposição em homenagem ao centenário
BM&FBOVESPA lança exposição em homenagem ao centenário PDF Imprimir E-mail
Por Tamires Alês   
15 de julho de 2008

mini-takashi_fukushima_1950_-_tempo_-1984_-_col_artista.jpgComeça hoje a exposição “Do Ukiyo ao Mangá - BM&FBOVESPA nos 100 anos da imigração”, que traça um panorama da arte nipo-brasileira ao longo do século, desde a chegada dos primeiros imigrantes até os dias atuais. A mostra acontece até o dia 19 de setembro no Espaço Cultural BM&FBOVESPA.

A exposição abrange três momentos, os “Pioneiros” que ressalta os componentes dos grupos Semini-mieko_ukeseki__1946-_alvorada_col_artista.jpgibi e Guanabara como o ukiyo, as gravuras japonesas, passando pelo “Pós-Guerra” que abrange desde o abstrato até o sumi-ê (técnica monocromática executada com tinta preta extraída de óleos vegetais), chegando aos “Contemporâneos”, que modificaram a cultura tradicional japonesa e trouxeram a pop arte, representada pelos mangás, história em quadrinhos japonesa, e animês.

Com curadoria de Luzia Portinari Greggio, a mostra terá cerca de 70 obras, emini-manabu_mabe_1924-1997-_mulher_gravida_-_col_familia_mabe.jpgntre pinturas, cerâmicas, ukiyo, esculturas, sumi-ê e mangás, de mais de 40 artistas. Da primeira fase destaque para pinturas e gravuras de artistas como Utamarao, Hokusai e Hiroshigue, trabalhos de Tomoo Handa, Jorge Mori e Manabu Mabe. Representando o segundo momento, obras de Tomie Ohtake, Yukio Suzuki, Flavio Shiró e Mabe. E a pop arte será marcada pelos mangás de Takashi Murakami, Yayoi Kusama e trabalhos de Yugo Mabe, James Kudo e Oscar Oiwa.

Além das obras que representam as três fases, a exposição contará com um espaço reservado à mostra de cerâmicas e esculturas de artistas como Yutaka Toyota, Toshiko Ishii, Mieko Ukeseki, Futoshi Yoshizawa, entre outros.

 

Exposição Do Ukiyo ao Mangá – BM&FBOVESPA nos 100 anos da imigração

Local: Espaço Cultural BM&FBOVESPA

Hall de entrada da Bolsa na Praça Antônio Prado, 48 – Centro

De 15/07 a 19/09 de 2008

De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Informações e visitas monitoradas:

(11) 3119-2404.

Site: www.bmf.com.br

E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


mini-wakabayashi_1931_-_st_-_col_antonio_brito_e_arnaldo_lahar.jpg

mini-yugo_mabe_1955_-_st_-_col_artista.jpg

mini-kaminagai_1899-1982-_paisagem_do_rio_de_janeiro_-_col_simao_m_guss.jpg

 

 
Próximo >