Home arrow Sala de Imprensa arrow Releases arrow Maior festival de dança japonesa acontece dia 27 de julho, na Via Funchal
Maior festival de dança japonesa acontece dia 27 de julho, na Via Funchal PDF Imprimir E-mail
Por Tamires Alês   
17 de julho de 2008

mini-cartaz_yosakoi_soran.jpgCom apresentações de grupos vindos de todo o Brasil, a 6ª edição do Festival Yosakoi Soran promete uma grande homenagem ao centenário da imigração japonesa 

Considerado um grande carnaval japonês, o Festival Yosakoi Soran chega à sua 6ª edição com a participação de 18 grupos de dança, de várias partes do país. Com duas apresentações, às 12h e às 17h, o Festival Yosakoi Soran acontecerá no dia 27 de julho na Via Funchal (Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia).  

Especialmente este ano, a dança Yosakoi Soran mostra sua força entre os brasileiros com participações de grupos vindos do Amazonas e Mato Grosso do Sul e de grupos que se formaram a cerca de um ano especialmente para o Festival, impulsionados pelas comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.  

Segundo Adélia Miyamoto, responsável pelo grupo do Amazonas - Fuugakazan, a responsabilidade e o amor pelo Yosakoi Soran são muito fortes. “Conhecemos a dança em 2006 e o nosso objetivo sempre foi participar do grande Festival de Yosakoi Soran. Porém nos faltava experiência e patrocínio. Passamos dois anos aprendendo e ensaiando para representar o estado do Amazonas com perfeição durante o Festival”, se orgulha Adélia.  

A dança Yosakoi Soran nasceu há 17 anos de uma mescla de dois estilos musicais regionais do Japão (Yosakoi bushi e Soran bushi). O Yosakoi – “venha à noite” - é um tipo de música originária da província de Kouchi, dançada de maneira viva e vibrante. Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra. No Brasil, o Festival Yosakoi Soran é caracterizado como um espetáculo de cores e movimentos que contagia a todos com ritmo vibrante e muita energia.  

Apesar de ser praticada entre os brasileiros há pouco tempo, a dança já conquistou nível internacional. Em junho deste ano, o Grupo Sansey, de Londrina, tricampeão brasileiro do Festival de Yosakoi Soran, foi convidado a apresentar-se no Festival de Hokkaido, tendo sido aclamado pelos líderes dos grupos japoneses como um dos 10 melhores grupos de Yosakoi Soran que se apresentaram no Japão – berço da dança. Neste mesmo evento, a Associação de Yosakoi Soran do Brasil foi reconhecida a entidade oficial da dança no Brasil, responsável pela organização do único festival aprovado pela associação japonesa de Yosakoi Soran.

No domingo, 27, serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria (adulto e juvenil) e um grupo destacado como o Grand Prix. Ao todo, serão distribuídos 20 mil reais em prêmios. 

Cultura e ação social  

Além de divulgar os valores culturais japoneses, o Festival Yosakoi Soran tem sido um importante instrumento de inclusão social. A preocupação social do evento transparece na forma adotada para o ingresso na platéia. Os convites são distribuídos gratuitamente, nos salões do SOHO e na Associação de Yosakoi Soran do Brasil, mas é preciso trocá-lo por dois tipos de gênero alimentício não-perecível no dia do evento. Posteriormente, os alimentos serão enviados para associações e entidades assistenciais beneficentes. O objetivo é estimular a prática da solidariedade, oferecendo em troca um espetáculo para os sentidos.  

O Festival Yosakoi Soran é realizado pela Associação Yosakoi Soran Brasil, com patrocínio do SOHO Hair International, Caixa Econômica Federal, Yakult e Banco do Brasil e apoio da rádio Banzai. Mais informações pelo telefone (11) 3541-1809 e email: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .  


SERVIÇO:

VI FESTIVAL YOSAKOI SORAN

Data: 27/07/2008

Horário das apresentações: às 12h e às 17h

Local: Via Funchal

Endereço: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia  

Atendimento a Imprensa:

Ecco Press Comunicação

(11)3895-9200 / (11)8965-2202

Nilza Botteon / Bárbara Cheffer

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo  
 
< Anterior   Próximo >