Home arrow Notícias arrow Editora lança livro "O Japão de Pierre Verger"
Editora lança livro "O Japão de Pierre Verger" PDF Imprimir E-mail
Por Erika Yamauti   
22 de julho de 2008
No dia 30 de julho, a Fundação Pierre Verger e a Companhia Editora Nacional lançam o livro "O Japão de Pierre Verger", com organização de Raul Lody. Pierre Verger começou a fotografar em 1932, quando iniciou uma série de viagens ao redor do mundo, iniciando pela Oceania e Ásia e terminando no Brasil em 1946.

A produção fotográfica-etnográfica de Verger dedicada às culturas africana e afro-brasileira é amplamente conhecida, mas não se pode dizer o mesmo de seus trabalhos iniciais. Dentre estes, talvez o menos difundido até hoje seja a obra fotográfica realizada por ele no Japão em 1934, a serviço do jornal francês Paris Soir, seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional.

Verger permaneceu no Japão por um mês, registrando instantâneos do cotidiano rural e urbano das regiões de Tóquio, Quioto, Nara, Oshima, em um Japão que se modernizava mantendo a tradição. Das quase mil fotos feitas por ele nessa viagem, somente pouco mais de uma dezena foram publicadas em livro, basicamente as onze imagens reproduzidas em Le Japon: entre la tradition et l’avenir, de Pierre Duhamel (Paris, 1953), e as cinco que figuram em Cinqüenta anos de fotografia (Salvador, 1982).

O Japão de Pierre Verger constitui um registro raro do período de formação de um dos mais notáveis fotógrafos do século XX. A organização é do museólogo e antropólogo Raul Lody, curador da Fundação Pierre Verger e da Fundação Gilberto Freyre, que contribui também com um ensaio sobre Verger.

Com 134 fotografias, a edição é bilíngüe (português-japonês), com tradução de Wataru Kikuchi, professor de língua japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

 

 

 

 
< Anterior   Próximo >