Home arrow Notícias arrow ACCIJB homenageia com a Comenda Kasato Maru
ACCIJB homenageia com a Comenda Kasato Maru PDF Imprimir E-mail
Por Erika Yamauti   
13 de agosto de 2008
 

Uma justa homenagem para a comunidade nipo-brasileira neste Ano do Centenário. Na próxima sexta-feira, dia 15 de agosto, às 15 horas, a Comissão de Homenagens da ACCIJB entrega a Comenda Kasato Maru para 250 homenageados, e o diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru para 130 falecidos, 46 pessoas jurídicas e 28 condecorados (que já receberam condecoração do governo japonês).

No total, 733 pessoas foram indicadas, sendo que 250 pessoas físicas receberão a Comenda Kasato Maru e a estatueta, réplica da "Estátua da Família Imigrante". "Essa comissão foi criada para atender ao estatuto da ACCIJB, que tem a meta de prestar justa homenagem aos pioneiros da imigração japonesa, e aos que trabalharam para a perfeita integração dos imigrantes na nova terra", explica Tomio Katsuragawa, coordenador da comissão.


Por questões éticas, os políticos na ativa e os membros das comissões, Comitê Executivo e Colegiado Administrativo da ACCIJB não foram considerados para o recebimento da homenagem. A iniciativa da Comissão de Homenagens tem apoio da Ourominas, Banco Real e Gráfica Paulo´s. A cerimônia de entrega dos diplomas acontece no dia 15 de agosto, no Auditório Grande da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), na Liberdade.


Trabalho unido


A Comissão de Homenagens, em conjunto com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, realizou durante o ano de 2007 um árduo trabalho de levantamento de pessoas físicas, jurídicas e entidades que contribuíram para a comunidade nipo-brasileira em todo o País nesses 100 anos de relacionamento entre o Brasil e o Japão.


Todos os indicados tiveram seus currículos e justificativa de homenagem analisados pelos membros da Comissão de Homenagens (cerca de 25 voluntários), que deliberaram pela outorga ou não da honraria por votação aberta. Entre os critérios, destaque para a exigência de comprovada notoriedade pelo tempo mínimo de 5 (cinco) anos nas atividades relacionadas aos seguintes setores: Ciências Médicas e Biológicas, Esportes, Assistência Social, Ciências Exatas, atividades de entidades, intercâmbio Brasil-Japão, Ciências Humanas e Agricultura.



Solenidade de Homenagem Comenda Kasato Maru

Data: 15 de agosto de 2008
Horário: 15 horas

Local: Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

RSVP pelo telefone (11) 3209-3875 / Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >