Home arrow Notícias arrow Espetáculo de Yose (Teatro de Variedades) do Japão
Espetáculo de Yose (Teatro de Variedades) do Japão PDF Imprimir E-mail
Por Sheyla Arisawa   
20 de agosto de 2008

Em coletiva animada, o grupo formado por Sanchôtei Charaku, artista de Rakugo (arte do monólogo), Hayashiya Imamaru, arte do Kamikiri e Yanagi Nangyoku, arte dos piões, que realizam turnê todos os anos, prometem encantar e divertir a platéia com suas artes  e ainda divulgar e preservar a tradição japonesa, que vem desaparecendo com o passar dos anos.

 

Sanchôtei nos conta algumas técnicas do Rakugo, desde a escolha do título à explicação limitada  dos monólogos, por ser usado muitos trocadilhos só funciona na língua japonesa. O artista diz ter ficado muito contente com a reação das pessoas em apresentação realizada no dia 17 de agosto em Maringá.

 

Hayashiya Imamaru que traz a técnica do Kirigami, fez algumas demosntrações e brincou com os presentes, fazendo caricaturas com a arte do recorte de papel. Ao final de cada apresentação ele distribui os recortes para o público. Yanagi Nangyoku nos fala um pouco sobre a arte dos piões e avisa desde já que os interessados em seguir essa arte precisarão ter muita paciência. O artista também nos mostrou um pouco da sua arte, onde roda um pião com os dedos e o equilibra em um leque aberto, além de outros números de piões sobrepostos e até um número de mágica.

 

O Grupo se apresentou em Maringá no dia 17 de agosto e estará também em Campinas (dia 20 de agosto, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas) e São Paulo (dia 24 de agosto, no pequeno auditório do Bunkyo). O espetáculo tem o apoio da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

 
< Anterior   Próximo >