Home arrow Sala de Imprensa arrow Boletim arrow MHIJB lança livro e comemora 30 anos
MHIJB lança livro e comemora 30 anos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
21 de agosto de 2008

Em julho, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB) lançou o livro “Cem Anos de Imigração Japonesa no Brasil através de Fotografias”, comemorativo ao Centenário da Imigração Japonesa, e inaugurou a Exposição Itinerante de Fotografias da Imigração Japonesa, comemorando 30 anos de trabalho.

O projeto foi iniciado em 2006, durante o "Encontro de Museus da Imigração Japonesa" realizado na Fazenda Tozan, em Campinas, e contou com o apoio da JICA (Japan International Cooperation Agency) e de inúmeros voluntários e colaboradores.

As fotos do livro reúnem o acervo dos seguintes museus: Associação Agro-Cultural e Esportiva de Guatapará, Memorial da Imigração Japonesa Vale do Ribeira em Registro, Memorial Kitahara Wako - Comunidade Yuba (Mirandópolis), Museu da Imigração Japonesa da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins, Museu da Imigração Japonesa da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Museu do Café da Fazenda Tozan, Museu Histórico da Imigração Japonesa de Pereira Barreto, Museu Histórico da Imigração Japonesa de Tomé-Açu (Pará), Museu Histórico da Imigração Japonesa do Estado do Paraná e Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka de Bastos. Foram escaneadas cerca de 800 imagens relacionadas a diferentes temas e épocas.

No Japão, os organizadores do Museu de Yokohama escolheram 84 imagens que foram distribuídas em 50 painéis para itinerar pelo Japão (até outubro de 2008, a exposição deverá passar por mais de 100 cidades).

No Brasil, foram escolhidas 132 imagens, montadas em 36 painéis de cerca de 1,20 m de altura. A mostra vai percorrer várias cidades do país, e iniciou a itinerância no Festival do Japão, em São Paulo, e na cidade de Registro. O príncipe herdeiro Naruhito conferiu a exposição durante sua visita ao Brasil.

Fotografias selecionadas

O livro “Cem Anos de Imigração Japonesa no Brasil através de Fotografias” reúne 260 imagens, acompanhadas de legendas em japonês e português. A publicação foi lançada no Brasil e no Japão, com autoria do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (Comissão de Compilação da Historiografia dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil).

Dividido em três partes ("À Procura de um Novo Mundo"; "Procurando Novos Caminhos"; e "O Nikkei e a Globalização"), o livro traz fotos do acervo do MHIJB e de outros museus, de jornais e de associações nipo-brasileiras. Cada capítulo possui um texto de introdução. A edição conta com uma cronologia geral da imigração japonesa no Brasil, mapas especialmente feitos para a publicação e anúncios de época.

A obra foi publicada pela editora Fukyo-sya, contando com o subsídio da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e Associação de Intercâmbio e Incentivo à Amizade Nipo-Brasileira.

Serviço:

Cem Anos da Imigração Japonesa no Brasil através de Fotografias
Editora: Fukyo-sya
Número de páginas: 205 páginas

Valor: R$ 70,00
Informações: (11) 3209-5465 / Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


 
< Anterior   Próximo >