Home arrow Sala de Imprensa arrow Boletim arrow Banco Real realiza exposição "O Japão em cada um de nós"
Banco Real realiza exposição "O Japão em cada um de nós" PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
21 de agosto de 2008

Em celebração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Banco Real realizou a exposição "O Japão em cada um de nós", com curadoria dos historiadores Paulo Garcez e Célia Oi, de 21 de maio a 18 de julho, no Espaço de Exposições do Banco Real, na Avenida Paulista, em São Paulo. 

A exposição teve o objetivo de apontar a importância da comunidade de origem nipônica na atual sociedade brasileira por meio do compartilhamento de experiências e culturas durante um século de convivência.

Um dos destaques da exposição era o Portal da Memória, que trouxe a divulgação dos resultados inéditos do Projeto Ashiato, desenvolvido pela Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil).  

Durante dois anos, um grupo de voluntários formado por senhores e senhoras japoneses e descendentes que dominam o idioma japonês transcreveu do kanji para o alfabeto romano cerca de 210 mil nomes de emigrantes que deixaram o Japão em direção ao Brasil, entre 1908 e 1973.   

“O ser humano é diferente, porque tem curiosidade, quer se entender. Essa exposição foi uma surpresa e uma alegria diária para todos nós, porque recebíamos muitas pessoas procurando suas origens, e descobrindo seus antepassados nos registros. O que o visitante levou para casa, depois de passar pela mostra, ficou no coração de cada um. Os sorrisos valeram a pena. Foi pura emoção, e fica agora uma sensação de dever cumprido”, declara Milton Toshio Nakamura, superintendente executivo de Comunidades e Remessas do Banco Real.

A mostra foi visitada por 50 mil pessoas, e parte do material será doado para o acervo de museus de imigração japonesa no Brasil. Informações: (11) 3044-5142 / Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >