Home arrow Sala de Imprensa arrow Boletim arrow Guarulhos inaugura monumento de Tomie Ohtake
Guarulhos inaugura monumento de Tomie Ohtake PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
21 de agosto de 2008
A obra da artista plástica Tomie Ohtake foi inaugurada no dia 16 de junho no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, com a presença de convidados e autoridades. Idealizado na cor vermelha, o monumento tem recortes no formato de ondas e estrutura de aço, com cerca de 9 metros de diâmetro.

O evento de lançamento, realizado no Terminal de Passageiros do aeroporto, teve show das cantoras Karen Ito e Mariko Nakahira, e apresentação de grupo de taiko e dança do Centenário.

“A amizade entre as duas nações agora será apreciada nesse monumento que representa o respeito mútuo, a luta e o trabalho diário da comunidade, que conquistou o carinho e a admiração do povo brasileiro”, comenta João Marcio Jordão, superintendente da Infraero no Aeroporto de Guarulhos, que recebe 60 mil passageiros diariamente.

O brigadeiro Juniti Saito, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, participou da cerimônia e cumprimentou a Associação Guarulhense para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa pela realização. “Junto aos imigrantes de outras nações, os japoneses ajudaram a edificar o Brasil. De hoje em diante, todos os que utilizarem esse aeroporto terão a certeza de que o Brasil é um país de respeito e valores”, declarou.

O Memorial do Centenário, criado para reunir e preservar a memória dos imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, ficará no mesmo local, e abrigará uma placa com os nomes dos 781 pioneiros do Kasato Maru, os homenageados no Centenário, e os colaboradores da ACCIJB. As empresas patrocinadoras do projeto foram o Banco Real, Rio Negro, Sakura Nakaya e Construtora Nicom. Mais informações: www.monumentodocentenario.com.br

 
Próximo >