Home arrow Notícias arrow O modelo japonês no mundo do trabalho
O modelo japonês no mundo do trabalho PDF Imprimir E-mail
Por Sheyla Arisawa   
21 de agosto de 2008
            Buscando contribuir para os debates que se dão no país por ocasião dos 100 anos da emigração japonesa para o Brasil, o Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp promove, no dia 1º de setembro de 2008 - 2ª feira às 19h, encontro com Fábio Ocada e Paula Marcelino, cujas pesquisas abordam o mundo do trabalho e, por caminhos diversos, vêm aprofundando a discussão do chamado modelo japonês. O evento buscará aprofundar as discussões sobre o universo dos trabalhadores dekassegui, o toyotismo, as respostas que as organizações sindicais de trabalhadores vêm dando ao chamado modelo japonês e a outras estratégias empresariais correlacionadas, como a terceirização, entre outros temas igualmente relevantes.

             Fábio Ocada discutirá em especial o que chamou de “motivações invisíveis” para a emigração ao Japão de brasileiros nascidos em famílias de origem nipônica. Suas pesquisas no terreno da história oral permitiram-lhe abordar a fala de trabalhadores de diversas gerações pertencentes a esse universo, buscando compreender as representações e os condicionantes históricos que acompanham sua partida de trabalhadores rumo ao país de seus antepassados.

            Paula Marcelino focará sua exposição no tema da terceirização e seu papel na precarização do trabalho, com base em pesquisas centradas na experiência de trabalhadores subcontratados numa empresa transnacional de origem japonesa instalada no Brasil, bem como no estudo de outros espaços de trabalho. A terceirização como um fator de fragmentação não apenas das tarefas mas dos próprios trabalhadores; as contradições entre, de um lado, a busca do toyotismo pelo consentimento/colaboração do operariado e, de outro, a resistência deste; e, ainda, os limites à ação sindical impostos pela terceirização – são alguns dos principais itens a serem abordados pela pesquisadora.


            Fábio é autor, entre outros trabalhos, de “Nos subterrâneos do modelo japonês - Os 3Ks: Kitanai (sujo), Kiken (Perigoso) e Kitsui (pesado), (Mestrado em Sociologia, Unesp, 2002), e "A Tecelagem da Vida com Fios Partidos: as motivações invisíveis da emigração dekassegui ao Japão em quatro estações" (Doutorado em Sociologia, Unesp,  2006).


            Paula é autora, entre outras obras, de "A Logística da Precarização: a terceirização do trabalho na Honda do Brasil" (Mestrado em Sociologia, Unicamp, 2002) e "Terceirização e Ação Sindical: a singularidade da reestruturação do capital no Brasil" (Doutorado em Ciências Sociais, Unicamp, 2008). 

           

Expositores

 

Paula Marcelino

Doutora em Ciências Sociais - Unicamp, Pesquisadora e Professora do IPEP/Campinas

 

Fábio Ocada

Doutor em Ciências Sociais - Unesp/Araraquara e Tutor em ciências contábeis na UNICOC/Ribeirão Preto

 

Mediador

 

Augusto Zanetti

Doutor em História Social - Unicamp e Professor da FMU e Unesp/Franca

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 

Data e horário:  1º de setembro de 2008 (segunda-feira) às 19h

Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória

Praça da Sé, 108 - 1º andar  (metrô Sé) 11 3105 – 9903 - www.cedem.unesp.br

 
< Anterior   Próximo >