Home arrow Notícias arrow Entrega do totem ao Museu e Memorial do Imigrante
Entrega do totem ao Museu e Memorial do Imigrante PDF Imprimir E-mail
Por Sheyla Arisawa   
26 de agosto de 2008

A cerimônia de entrega do totem ao Museu e Memorial do Imigrante aconteceu no dia 21mini-fotos_023.jpg de agosto, no Salão Nobre do prédio do Bunkyo. Lídia Yamashita, coordenadora do projeto, falou sobre todos os obstáculos ultrapassados e mais a emoção de poder deixar para gerações futuras esse totem de consultas com nomes dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. ”Foi uma oportunidade que eu nunca teria se não tivesse sido voluntária”, declara ao se referir aos documentos antigos e histórias de famílias japonesas que chegaram ao Brasil.

right-mini-fotos_025.jpgPara Milton Nakamura, superintendente executivo do Banco Real, esse projeto significa o resgate à imortalização de 100 anos de história. Ana Maria, do Memorial do Imigrante, agradeceu a todos os voluntários e coordenadores pelos seus esforços e trabalhos dedicados, pela digitalização, tradução e concretização desse projeto.

Agradeceram grandemente também aos patrocinadores e colaboradores que forneceram computadores, internet, mesas e cadeiras e os totens de consultas, todos mobilizados pela realização desse sonho. Kokei Uehara, presidente do Bunkyo, declarou muito emocionado o seu sonho de poder mostrar aos outros países o nosso Brasil de integração multicultural. “ O Brasil é um exemplo de integração, que recebeu de braços abertos os imigrantes e que os outros países possam seguir esse exemplo”. A cerimonia foi finalizada com a entrega de “orei” – gratidão – aos voluntários e encerramento com palavras de Kokei Uehara.

Os totens ficarão disponíveis no prédio do Bunkyo – 3º andar – aberto ao público em geral.

 
< Anterior   Próximo >