Home arrow Notícias arrow I Encontro Brasil-Japão - Comemorando os Laços entre Brasil e Japão
I Encontro Brasil-Japão - Comemorando os Laços entre Brasil e Japão PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
11 de setembro de 2008
O I Encontro Brasil – Japão realiza programação variada para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil e os 15 anos do curso de japonês da Uece.O evento ocorre de 15 a 20 de Setembro, com abertura no Campus do Itaperi.

Em comemoração aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil e aos 15 anos do curso de japonês da Uece (Universidade Estadual do Ceará), acontece o I Encontro Brasil-Japão, de 15 a 20 de Setembro. O Encontro é uma realização do curso de japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Uece, em parceria com o curso de Licenciatura em História da Uece e o Instituto Cultural Nipo-Brasileiro do Ceará.

        O evento discute as relações nipo-brasileiras e divulga a cultura japonesa em Fortaleza através de oficinas, palestras, mostra de filmes, debates e apresentações culturais. As atividades serão realizadas no Campus do Itaperi - Uece, na Casa Amarela Eusélio Oliveira - UFC, no Sesc Iracema e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

       A programação inicia no dia 15 de Setembro, segunda-feira, às 16h, com mesa-redonda sobre os 15 anos do curso de japonês da Uece. A cerimônia oficial de abertura acontece às 19h, com presença de autoridades e convidados. Na ocasião, haverá homenagem aos imigrantes japoneses no Ceará e ao curso de japonês da Uece, coordenado pela Prof. Dra. Laura Tey Iwakami.

       De terça a quinta-feira, é realizada a "Mostra de Cinema Japonês" na Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC, a partir das 14h. Um dos destaques é o filme "Amazon no uta" (A canção da Amazônia), que retrata a imigração japonesa. Haverá debate após cada exibição. A programação prossegue às 17h, no Campus do Itaperi da Uece, com oficinas, palestras e conferências. O Encontro continua na sexta-feira, 19, com apresentações culturais no Sesc Iracema e no Centro Dragão do Mar.

       No auditório do Sesc, às 17h, haverá apresentação de Kotô (instrumento musical tradicional japonês) e do grupo de Taikô (tambores japoneses) de Pilar do Sul. Às 20h, o grupo de dança Yôsai Soran (formado por estudantes do curso de japonês) e o grupo de Taikô de Pilar do Sul se apresentarão no Anfiteatro do Dragão do Mar. O evento também traz show de Joe Hirata e Régis Miyashiro, no mesmo local.

        O Encontro se encerra no sábado, 20, com a realização da Caravana de Karaokê, em parceria com a Fundação Japão, evento que acontece em várias cidades do país. Fortaleza foi a capital escolhida para sediar o Concurso Regional, que ocorre no Auditório Central do Campus do Itaperi, a partir das 14h. Vários candidatos farão apresentações de música pop japonesa e os melhores irão para a etapa final em São Paulo.

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

        Em 2008, é comemorado o centenário da imigração japonesa no Brasil. Em todas as regiões do país foram realizados festivais e solenidades, inclusive no Ceará. O estado recebeu imigrantes japoneses, embora em data posterior a 1908.  Em 1923, o sr. Jusaku Fujita chegou e aqui constituiu família. Ele foi o pioneiro e, deste então, outros japoneses vieram para o Ceará. Em 1960, um grupo de japoneses formou uma pequena colônia em Guaiúba e ela permanece até hoje. Esses imigrantes serão homenageados no Encontro pela sua luta e contribuição ao Estado.

O curso de japonês da Uece


        O curso de japonês da Uece foi criado em 1993, atendendo à demanda de um público que manifestava interesse em aprender a língua japonesa. O curso está vinculado ao Núcleo de Línguas Estrangeiras, projeto de Extensão do Curso de Letras da Uece. É bastante procurado por jovens sem descendência japonesa, que tiveram contato com o Japão através de mangás (quadrinhos), animes (desenhos) ou jogos de videogame. Neste ano, o curso comemora 15 anos de existência. Apesar das dificuldades, o curso cresceu e hoje abriga mais de 100 estudantes, divididos em oito semestres (seis básicos e dois avançados). Além disso, promove concursos de oratória, monitoria e grupos culturais formados pelos próprios alunos.

 

Programação

Dia 15 de Setembro (segunda-feira)

   16h00 – Mesa Redonda – Auditório da Reitoria do Campus do Itaperi – Uece (Universidade Estadual do Ceará).Tema: "15 anos do Curso de Japonês do  Núcleo de Línguas Estrangeiras da Uece"

19h00 – Solenidade de Abertura – Auditório da Reitoria do Campus do Itaperi – Uece.

  • Homenagem ao Centenário de Imigração Japonesa e aos 15 Anos do Curso de Japonês Núcleo de Línguas Estrangeiras – Uece.

Presença de Autoridades e Convidados.

Dia 16 de Setembro (terça-feira)

14h00 – Mostra de Cinema – Casa Amarela – UFC (Universidade Federal do Ceará).Haverá debate após exibição.Filme: AMAZON NO UTA.

17h00 às 18h30 – Oficinas e Mini-cursos – Campus do Itaperi – Bloco H.

               Introdução ao Idioma Japonês. Introdução à História do Japão. Oficina de Bonsai. Oficina de Brincadeiras Japonesas. Oficina de Origami.

 19h00 – Palestra – Auditório Central do Campus do Itaperi – Uece.

            Tema: O BUSHIDÔ

20h00 – Demonstrações de Artes Marciais Japonesas – Auditório Central do Campus do Itaperi – Uece.

 

Dia 17 de Setembro (quarta-feira)

14h00 – Mostra de Cinema – Casa Amarela – UFC. Haverá debate após exibição. Filme: HADASHI NO GEN.

17h00 às 18h30 – Oficinas e Mini-cursos – Campus do Itaperi – Bloco H.

               Introdução ao Idioma Japonês. Introdução à História do Japão. Oficina de Bonsai. Oficina de Yosakoi Soran. Oficina de Música Japonesa.

               19h00 – Mesa Redonda – Auditório Central do Itaperi – Uece.

 

 Dia 18 de Setembro (quinta-feira)

14h00 – Mostra de Cinema – Casa Amarela – UFC. Haverá debate após exibição. Filme: DENSHA OTOKO.

17h00 às 18h30 – Oficinas e Mini-cursos – Campus do Itaperi – Bloco H.

               Introdução ao Idioma Japonês.Introdução à História do Japão. Oficina de Ikebana. Oficina de Haikai.

               19h00 – Conferência – Auditório Central do Campus do Itaperi – Uece.

  •    Temática: A Ética Budista e o espírito econômico do Japão.

21h00 – Lançamento do Livro – A Ética Budista e o Espírito Econômico do Japão – Editora Elevação.

Dia 19 de Setembro (sexta-feira)

17h00 – Atividades Culturais–Apresentação de Grupo de Kotô (harpa japonesa - instrumento musical tradicional do Japão) e Grupo de Taikô (tambores japoneses) de Pilar do Sul (a confirmar).

         Local: Auditório do Sesc da Praia de Iracema

20h00 – Atividades Culturais: Apresentações do Grupo de Dança Japonesa Yôsai Sôran – Uece , do Grupo de Taikô de Pilar do Sul – SP e dos cantores Joe Hirata e Régis Miyashiro.

         Local: Anfiteatro do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

         Ingresso:R$20,00 (inteira), R$10,00 (meia)

Dia 20 de Setembro (sábado)

14h00 – Encerramento: Caravana de Karaokê – Concurso Regional promovido pela Fundação Japão e pelo curso de japonês da Uece.

         Local: Auditório Central do Campus do Itaperi

                           
 

Serviço: I Encontro Brasil Japão. De 15 a 20 de Setembro. Realizado no Campus do Itaperi (15, 16,17,18 e 20), Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC (16 a 18), Sesc Praia de Iracema (19) e Centro Cultural Dragão do Mar (19). Entrada franca, exceto para as apresentações no Dragão do Mar. Mais informações: 9633-4031/8714-1241.

 
< Anterior   Próximo >