Home arrow Notícias arrow Programa Viva Japão entrega material à ACCIJB
Programa Viva Japão entrega material à ACCIJB PDF Imprimir E-mail
Por Sheyla Arisawa   
19 de setembro de 2008

imggal02.jpg 

O Programa Viva Japão, criado em 2007 e prorrogado até 2008 pela Secretaria de Estado da Educação teve como objetivo principal a integração de culturas, conscientização da importância do relacionamento entre Brasil e Japão, ampliação de conhecimentos e preparação para atuar em um mundo globalizado.

 

Participaram do Programa da rede estadual de ensino de todo Estado de São Paulo, envolvendo 145.514 alunos, 5.738 educadores, 80.119 pessoas das comunidades locais, tendo um total de 210 projetos aprovados de 318 escolas cadastradas só no ano de 2008. As escolas incluíram de forma interdisciplinar um conjunto de atividades (pesquisas e práticas) a serem desenvolvidas ao longo do ano. O ensino fundamental foi dividido em 2 ciclos, sendo que o Ciclo I engloba assuntos como brincadeiras, contos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão, o ciclo II trata de assuntos como atividades de saúde e lazer. O ensino médio teve como tema a “Qualificação para o trabalho no Brasil Atual”. 

No dia 15 de setembro, 104 DVDs contendo trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram entregues à Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Compareceram na entrega do material a professora Maria Salles, Coordenadora Pedagógica do Programa Viva Japão,  do Centro de Referência em Educação Mário Covas – CRE – Mário Covas, professor Hiroyuki Hino Coordenador Geral do Programa Viva Japão, e membros da Coordenação, Professora Ilda Murata, Sr. Silvio Sano, além do Professor Kokei Uehara – Presidente do Bunkyo e Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e Sr. Reimei Yoshioka, coordenador da Comissão de Cultura da ACCIJB.

mini-projeto_viva_japo_008.jpgPara Maria Salles, o Programa Viva Japão foi uma experiência muito enriquecedora, promovendo o entrosamento e integração da cultura e tradição japonesa, proporcionando o intercâmbio com escolas de língua portuguesa no Japão. “A Semana Cultural Brasil-Japão teve um espaço nobre reservado para a exposição de trabalhos dos alunos, e isso foi muito gratificante para nós”, afirmou Maria Salles. Além da Semana Cultural, realizaram parcerias com o  MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Exposição de Shodô) e com o Grupo Taikoart, onde o Professor de Taiko, Setsuo Kinoshita realizou show e oficinas de taiko para alunos das escolas estaduais, tendo um total de 6000 participantes.

 
< Anterior   Próximo >