Home arrow Notícias arrow TOKYOGAQUI traz o Japão de ontem e de hoje ao SESC
TOKYOGAQUI traz o Japão de ontem e de hoje ao SESC PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
22 de setembro de 2008

Exposição-evento, que começa no dia 24 de setembro, trará shows, espetáculos teatrais e de dança, oficinas e artes marciais – e tudo com entrada franca.

 
Ga, em japonês, significa imagem.  Tokyo Ga Aqui = Tokyogaqui: imagem de Tóquio aqui.  Mas Tokyogaqui apresenta também uma outra significação: uma imagem barata de Tóquio, como todas as imagens que circulam hoje, neste tempo de excesso e "des-significação".  A exposição-evento Tokyogaqui pretende mostrar as múltiplas facetas culturais do Japão de ontem e de hoje, vistas por brasileiros e nipo-brasileiros.

Durante quatro semanas o projeto Tokyogaqui, que abre no dia 25 de setembro no Sesc Campinas, traz ao público elementos da tradição, do pop, do consumo e da arte contemporânea japonesas por meio de performances, instalações, teatro, danças, oficinas, artes marciais, filmes e shows. A proposta é mostrar diferentes imagens da capital japonesa, e os eventos acontecem no Galpão Sesc, que está totalmente ambientado, até o dia 24 de outubro.
 
Há um forte e assumido destaque para o butô e suas ramificações brasileiras, com uma exposição celebrando os 101 anos do mestre Kazuo Ohno e uma série de espetáculos de dança e música, mas o Japão mais pop, com animês e cosplays (fantasias inspiradas em desenhos), também está presente.
 
No espaço Tradição Pop os visitantes poderão conhecer as culturas tradicional e pop japonesas, suas conexões e distanciamentos. Grupos contemporâneos nipo brasileiros, como o Gaijin Sentai (5 de outubro), e artistas brasileiros, como Letícia Sekito (26 de setembro), mostram seus trabalhos nesse espaço. Ali também haverá exposições de mangás, filmes, games e ikebanas digitais.
 
O espaço Ohno 101 + Kusuno, faz homenagem à dança butô, aos 101 anos do mestre Kazuo Ohno e ao coreógrafo Takao Kusuno, introdutor do butô no Brasil. Em um espaço de sombras e chão irregular, que obriga o visitante a caminhar devagar e com atenção, atores brasileiros percorrem o espaço como fantasmas, emergindo da penumbra. Dentre as apresentações, destaque para os espetáculos “Onishi” do grupo Trânsito de Saturno (8 de outubro) e a estréia do espetáculo “Eldorado” de Marcelo Lazarotto (17 a 19 de outubro).
 
Ainda dentro da programação da exposição-evento, será realizado o especial Bastidores da Dança, com uma amostra do trabalho da Confraria da Dança: “Beneditas” no dia primeiro de outubro e “Criações em Processo”, no dia 3.  E duas mostras cinematográficas: animês e Akira Kurosawa.

Até o dia 24 de outubro o SESC Campinas apresenta ampla programação, reunindo a multiplicidade da cultura japonesa no Galpão do SESC, ricamente ambientado para o público sentir Tóquio bem de perto.  A programação completa pode ser conferida no site www.sescsp.org.br.
 
Tokyogaqui é uma realização do SESCSP, co-realizado pela Agency for Cultural Affairs of Japan, BankArt 1929 de Yokohama, do Liaison of International Butoh e Kazuo Ohno Dance Studio. Curadoria geral: Ricardo Muniz Fernandes. Co-curadoria de Hideki Matsuka e Christine Greiner.
 
Serviço:
TOKYOGAQUI
Quando: de 25 de setembro a 24 de outubro 2008
Terças a Sextas, das 13h às 21h.
Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 17h.
ENTRADA FRANCA.
 
SESC CAMPINAS
Rua Dom José I, 270/330 / Bonfim / Campinas/SP / CEP: 13070-741
Tel: (19) 3737-1500 / E-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >