Home arrow Notícias arrow 54º Tooro Nagashi de Integração em Registro
54º Tooro Nagashi de Integração em Registro PDF Imprimir E-mail
Por Sheyla Arisawa   
01 de outubro de 2008
foto9.jpgO Tooro Nagashi é uma tradição japonesa realizado em várias regiões, sendo o mais famoso deles o de Nagasaki. Durante a noite do último dia de finados, os participantes soltam barquinhos contendo uma vela no interior (Tooro) no rio ou no mar em homenagem aos antepassados. A tradição chegou a Registro e em 1955 foi realizado o primeiro Tooro Nagashi, graças aos foto6.jpgsacerdotes Emei Ishimoto e Bunzo Kasuga, conseguindo um terreno da Prefeitura Municipal de Registro para a construção de um monumento em homenagem aos falecidos. Hoje contam com o apoio de Nichirenshu do Brasil, Bunkyo, Registro BaseBall Club (RBBC) e Prefeitura Municipal de Registro, e neste ano em comemoração aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil a Comissão Municipal do Centenário de Registro estará promovendo o evento.

foto8.jpgO evento será realizado dia 01 e 02 de novembro com apresentações de danças, Bon Odori, shows, com a cerimônia de purificação das águas às 17h do dia 2, com dois jovens batendo Taikô sob um barco, dando início ao culto e soltura dos barcos, seguido de show de fogos de artifícios para o encerramento, trazendo uma imagem fantástica e inesquecível. Serão soltos em média 2000 tooros no Rio Ribeira de Iguape, Rua Miguel Aby-Azar.

Os pratos típicos ficam por conta do Bunkyo de Registro e FENIVAR. Os tooros estarão à venda na secretaria do Bunkyo de Registro e custam R$ 10. Maiores informações pelo telefone (13) 3822-2865 / 3822-4144 - www.tooronagashi.nw.org.br .

 
< Anterior   Próximo >