Home arrow Notícias arrow Hospital Santa Cruz promove campanha de reforma
Hospital Santa Cruz promove campanha de reforma PDF Imprimir E-mail
Por Erika Yamauti   
12 de fevereiro de 2009

O Hospital Santa Cruz, um dos símbolos da comunidade nipo-brasileira, promove uma campanha de reforma, que prevê a ampliação de 40 leitos, que serão destinados para a medicina preventiva e o atendimento geriátrico.

Considerado a mais antiga instituição beneficente da comunidade nipo-brasileira, o hospital segue em plena atividade, desde a sua inauguração em 1939, como resultado de uma campanha que reuniu toda comunidade nikkei e os governos do Japão e do Brasil. Saiba mais sobre o projeto na entrevista com o dr. Paulo Yokota, diretor presidente da instituição.


Centenário: Como está o andamento do projeto de ampliação?

Dr. Paulo Yokota: A sua primeira etapa, que compreende a instalação de três novos elevadores (o dos hospitais costumam ser mais largos que os usuais) e suas interligações com o atual prédio em uso, para posterior reforma dos antigos, está com os recursos já equacionados para execução, que aguarda o término do período de chuvas intensas em São Paulo. A segunda etapa, que está sendo discutida inclusive com o Japão, amplia os atendimentos para os pacientes idosos em diversas modalidades médicas.  É um problema importante, pois a população está atingindo idades mais elevadas, e é preciso introduzir técnicas para a redução do custo do atendimento, inclusive com a medicina preventiva.  O prazo vai até março de 2010.

Na terceira etapa, na medida em que os recursos estiverem disponíveis, haverá novas ampliações do Hospital, com prioridade para atendimento dos pacientes relacionados com as moléstias ligadas ao avanço da idade.


Centenário: Qual a importância desse projeto para a comunidade?

Dr. Paulo Yokota: É importante ressaltar que a região de maior concentração dos nikkeis no município de São Paulo (dos bairros da Liberdade até a Saúde e o Jabaquara) não conta com instituições especializadas no seu atendimento. Os japoneses podem transferir tecnologias avançadas para assistência aos idosos, de forma atualizada.


Centenário: Como a sociedade pode colaborar?

Dr. Paulo Yokota: O Hospital Santa Cruz continua em campanha para angariar doações para atender as etapas mencionadas, além do projeto aprovado pelo Centenário.  Sempre há necessidades de recursos, e de trabalhos voluntários, pois estamos atendendo "gratuitamente" as principais entidades assistenciais da comunidade como o Ikoi-no-Sono, Kibô-no-Iê, Kodomo-no-Sono entre muitos outros, tanto para "check-up" e exames como para procedimentos cirúrgicos e internações. As pessoas e entidades que colaborarem com o Hospital Santa Cruz poderão ter retornos, com a menção em placas em dependências específicas ou reconhecimentos com o recebimento de publicações.


Para fazer a sua doação:

Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz - Hospital Santa Cruz

Banco Bradesco - Agência: 3392-8, C/C: 11.448-0.


Informações: Dr. Milton Osaki, superintendente do Hospital Santa Cruz - (11) 5080-2009 ou Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >