Home arrow Notícias arrow Simpósio de avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
Simpósio de avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil PDF Imprimir E-mail
Por Secretaria ACCIJB   
10 de novembro de 2009

tsurus_logo.jpg



Sob os auspícios da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social,  e como parte da programação em comemoração aos 100 Anos da vivência dos japoneses e seus descendentes no Brasil, nos últimos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório do Espaço Cultural Fundação Japão, realizou-se o Simpósio de Avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. 
Fotos: César Ogata

abertura.jpg


Cerimônia de abertura: Esquerda para direita Deputado Federal Walter Ihoshi, Cônsul Geral do Japão em São Paulo Kazuaki Obe, Dr. Kazuo Watanabe, Embaixador do Japão no Brasil Ken Shimonouchi, Prof. Kokei Uehara, Dr. Renato Kenji Nakaya, Dr. Jo Takahashi, Deputado Federal Willian Woo e Dr. Shiguero Orita representando Deputado Estuadual Hélio Nishimoto.

 

 

ESTUDIOSOS DE TEMAS LIGADOS À IMIGRAÇÃO AVALIAM O CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA.

 

 

Sob os auspícios da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social,  e como parte da programação em comemoração aos 100 Anos da vivência dos japoneses e seus descendentes no Brasil, nos últimos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório do Espaço Cultural Fundação Japão, realizou-se o Simpósio de Avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

 

O evento contou com a participação de profissionais de diversas áreas, pesquisadores, especialistas, professores universitários e estudiosos de temas ligados à imigração.

 

De acordo com o dr. Kazuo Watanabe, presidente da Comissão Organizadora também integrada pelos professores Sedi Hirano, Shozo Motoyama e Célia Sakurai,

 

“uma das notas marcantes da comemoração do centenário foi a manifestação de grande simpatia e de avaliação positiva da sociedade brasileira em relação aos imigrantes japoneses e seus descendentes, que foi exteriorizado em atos oficiais e privados, em extensa cobertura da mídia brasileira, inclusive pelos mais importantes veículos de comunicação, e por várias outras formas de expressão de juízo de valor. Mas, quais seriam as causas de tudo isso? Seriam as contribuições efetivamente positivas dos imigrantes japoneses e seus descendentes à sociedade brasileira? Caso positivo, quais seriam essas contribuições? Continuariam elas a existir após centenário?”

 

Em busca de respostas a essas dúvidas e inquietações é que se realizou o Simpósio, para a discussão de oito temas, que embora essenciais sabidamente não exaurem todos os aspectos relevantes da imigração japonesa”, e são os seguintes:

 

 

Tema 1: Centenário e a mídia.

 

tema1.jpg

Coordenador e Apresentador: Jornalista Jorge J. Okubaro (Editoralista de “O Estado de São Paulo”)
Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio
Debatedores: Jornalista Ari de Toledo Schneider (Editor Executivo de “O Estado de São Paulo);  Jornalista Denise Cunha Sobrinho (Chefe de Redação da TV Globo em S.Paulo); Jornalista Luciano Martins Costa (Apresentador de Programa da Rádio Cultura e outras, colunista do jornal “Brasil Econômico”).


Tema 2: O espírito coletivo dos imigrantes japoneses, organizações sociais da comunidade nipo-brasileira e seu futuro.

tema2.jpg 


Coordenadora:  Profa. Célia Sakurai (Historiadora e Antropóloga)

Apresentador: Prof. Victor Hugo Kebbe (Doutorando em Antropologia)

Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio

Debatedores: Eng. Akeo Uehara Yogui (Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil-Kenren);  Publicitário Cláudio Hajime Kurita (Presidente do Conselho da Comissão de Jovens do Bunko-SP e vice-Presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil); Prof. Rogério Dezem (Professor e Mestre em História Social pela USP).

 



Tema 3: Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes nas áreas de esporte e entretenimento.

  tema3.jpg


Coordenadores/Apresentador:  Prof. Ii-sei Watanabe (Professor Titular e Chefe do Depto. de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP) e Prof. Reimei Yoshioka (Assistente Social, Doutor em Geografia Humana, ex-Presidente da Federação Paulista de Beisebol)

Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio

Debatedores: Dr. Walter Feldeman (Secretário de Esportes da cidade de São Paulo), Prof. Go Tani (Diretor da Faculdade de Educação Física e Esportes da USP); Elzo Sigueta (Presidente da Associação Cultural e Esportiva Piratininga).

 

 

Tema 4: Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes nas diversas áreas do conhecimento.

 tema4.jpg

Coordenador:  Prof. Sedi Hirano/Apresentador (Professor titular do Departamento de Sociologia da USP, foi Diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP)
Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio
Debatedores:  Prof. Kokei Uehara (Professor Emérito da Escola Politécnica da USP, Presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e ex-Presidente do Bunkyo-SP); Prof. Kiyoshi Harada (Professor de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário nos cursos de pós-graduação, sócio-fundador e secretário geral do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão, membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP); Profa. Ana Maria Miyadahira (Professora titular da Escola de Enfermagem da USP).

 

Tema 5: Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes na agricultura e outros segmentos econômicos.

  

 

tema5.jpg

Coordenadores/Apresentadores:  Dr. Isidoro Yamanaka (Engenheiro Agrônomo, Assessor Especial do Ministro do MAPA 2003-2008); Prof. Minoru Sakate (Professor Titular de Farmacologia da UNESP/Botucatu,aposentado).
Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio

Debatedores: Ministro Roberto Rodrigues-representado por Isidoro Yamanaka (Ministro do MAPA 2003-2007), Prof. Ricardo Shirota (Professor de Economia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP), Maçao Tadano (Diretor da Defesa Sanitária Vegetal do MAPA); Eng. Agrônomo Alfredo Homma (Especialista em  sistemas agro-florestais da Embrapa-Amazônia Ocidental), Prof.
Júlio Nakagawa (UNESP/Botucatu), Prof. Carlos Shigueyuki  Sediyama (ex-Reitor da Universidade de Viçosa).

 

 

 

Tema 6: Decasseguis e a relação Brasil-Japão: aspectos positivos e negativos.

 

tema6.jpg

 

Coordenadores/Apresentadores:  Dr. Décio Nakagawa (Médico psiquiatra, presidente da Comissão Decassegui do Bunkyo-SP, vice-presidente do Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural), Dra. Kyoko Nakagawa (Psicóloga, Conselheira do CIATE e coordenadora do Projeto Kaeru)

Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio

Debatedores: Dra. Elisa Massae Sasaki (Doutora em Ciências Sociais e Pesquisadora do Programa Brasil-Japão da UERJ);  Dr. Masato Ninomiya (Advogado, Professor da USP, Presidente do CIATE e professor da Universidade de Tokyo-Japão); Profa. Yoshimi Kojima (Universidade Aichi Shukutoku, pesquisadora).

 

 

Tema 7:  Contribuição dos imigrantes japoneses nas áreas de alimentação e de culinária.

 

tema7.jpg

 

Coordenadores:  Prof. Koichi Mori (Economista, cientista político, professor da USP e pesquisador da culinária japonesa no Brasil); Profa. Lumi Toyoda (Economista, pesquisadora da cultura japonesa e especialista em etiqueta social e empresarial japonesa).

Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio

Debatedores: Chef Carlos Ribeiro (Professor universitário, doutorando em Gastronomia, Hibridismo e Comensalidade pela ECA-USP); Shin Koike (Economista pela Tokyo Keizai, empresário do ramo de restaurante em culinária japonesa)

 

 

 

Tema 8: Futuro da Cultura Japonesa no Brasil


tema8.jpg


Coordenador;  Prof. Shozo Motoyama (Professor titular da USP, presidente do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros e membro da Academia Paulista de História)
Secretário: Sr. Roberto Yoshihiro Nishio
Debatedores: Edson Emanoel Simões (Conselheiro e Corregedor do Tribunal de Contas do Município de São, especialista em planejamento e Direito Tributário); Profa. Sonia Luyten (Especialista em Cultura Japonesa Pop, foi professora da USP e das universidades de Tokyo e Osaka-Japão, Ultrecht -Holanda e Poitiers –França).

 

 

 

Conclusão – Síntese das conclusões do Simpósio.

Relator : Dr. Kazuo Watanabe

concluso.jpg



Contando com a participação, como debatedores, de especialistas nesses variados temas e com uma boa e seleta platéia, o simpósio na avaliação dos coordenadores coroou-se de pleno êxito, atendendo às expectativas gerais e às finalidades a que se destinou.

 

 

Futuramente, as entidades idealizadoras do simpósio, com o material coletado pretendem editar um livro, publicando a íntegra dos trabalhos apresentados pelos diversos Grupos constituídos, bem como das intervenções dos eminentes profissionais e especialistas que debateram os assuntos e responderam às questões formuladas pela platéia. Deixando assim gravadas para a posteridade as conclusões deste simpósio sobre os primeiros cem anos de vida de pioneiros imigrantes japoneses e seus descendentes em terras brasileiras, bem como as perspectivas das atividades com que os nipo-brasileiros poderão contribuir para o desenvolvimento do Brasil, para a melhoria do relacionamento binacional -Brasil-Japão - e a preservação da cultura japonesa neste nosso País.

 
 

Cônsul Geral do Japão em São Paulo é destaque no Simpósio

 

 

encerramento.jpg

O destaque vai para o Cônsul Geral Kazuaki Obe que acompanhou com admirável interesse todas as palestras e discussões dos oito mesas. Lamentou não ter tido a oportunidade de participar das festividades comemorativas do centenário da imigração japonesa no Brasil em 2008, já que chegou ao Brasil em janeiro deste ano.  Por outro lado, considerou-se feliz por apoiar e presenciar na íntegra o simpósio, pois isto o tornou partícipe de um evento da programação da celebração desse centenário e,  ter assistido a uma verdadeira aula sobre as contribuições e influência dos japoneses e seus descendentes ao país que os acolheu nesse último século.

 “Tendo o Centenário como propulsor, as relações amistosas entre o Japão e o Brasil se fortaleceram de forma extraordinária. Estou certo de que os dois países exercerão papéis cada vez mais importantes na comunidade internacional e ao mesmo tempo estreitarão as relações de parcerias mútuas...”, declarou Kazuaki Obe.

A Comissão Organizadora agradece às empresas e entidades patrocinadoras do evento: Fundação Kunito Miyasaka, Banco Real – Grupo Santander Brasil, Fundação Katsuzo Yamamoto, Sakura-Nakaya Alimentos, bem como ao apoio cultural da Japan Foundation São Paulo: o apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo, da JICA, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Federação das Províncias do Japão no Brasil (KENREN), Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO) e Aliança Cultural Brasil-Japão. E à agência Century Travel & Turismo representada pelos Srs. Celso Matinaga, Toyoharu Fujii e sua equipe, que com profissionalismo e de forma voluntária, atuou na organização do Simpósico, e também como um dos patrocinadores.

 

patrocinadores.jpg

 

 

 
< Anterior   Próximo >