Home arrow Notícias arrow Lançamento de livro :
Lançamento de livro : PDF Imprimir E-mail
Por Secretaria ACCIJB   
17 de março de 2011


 " CENTENÁRIO : CONTRIBUIÇÃO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA 

PARA O BRASIL MODERNO E MULTICULTURAL "


  Livro analisa a herança cultural da imigração japonesa e seu futuro


capa.jpg

A valorização e a análise das perspectivas da herança cultural e de outros legados dos imigrantes japoneses que se radicaram no Brasil a partir de 1908 são os temas centrais do livro “Centenário:Contribuição da Imigração Japonesa para o Brasil Moderno e Multicultural“(vários autores, Editora Paulo’s), que será lançado no próximo dia 24 de março,  no  Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

O livro resultou das exposições e debates registrados durante o Simpósio de Avaliação do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, realizado em São Paulo em outubro de 2009. Organizado pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social e pela Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o Simpósio procurou respostas a algumas dúvidas e inquietações que surgiram após as comemorações do centenário da imigração, em 2008. Essas comemorações foram marcadas por eventos variados, alguns de repercussão internacional, mas também pela manifestação de grande simpatia da sociedade brasileira em relação aos imigrantes e seus descendentes e de seu apreço pelos hábitos, cultura e valores trazidos pela imigração. Quais seriam as causas dessa avaliação positiva da sociedade brasileira a respeito dos imigrantes japoneses? Quais foram as contribuições efetivamente positivas da imigração para a sociedade brasileira? Elas continuarão a existir passadas as comemorações do centenário?

Uma equipe de pessoas das mais variadas especialidades profissionais e acadêmicas se reuniu durante meses para analisar os fatos e as contribuições da imigração japonesa no Brasil e avaliar seu papel no processo de integração dos imigrantes e seus descendentes à sociedade brasileira. Profissionais de diversas áreas, pesquisadores, especialistas, professores universitários e estudiosos de assuntos ligados à imigração japonesa discutiram os temas “Centenário e a mídia”, “O espírito coletivo dos imigrantes japoneses, organizações sociais da comunidade nipo-brasileira e seu futuro”, “Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes nas áreas de esportes e entretenimento”, “Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes nas diversas áreas de conhecimento”, “Contribuições dos imigrantes japoneses e seus descendentes na agricultura e outros segmentos econômicos”, “Dekasseguis e a relação Brasil-Japão: aspectos positivos e negativos”, “Contribuição dos imigrantes japoneses nas áreas de alimentação e culinária” e “Futuro da cultura japonesa no Brasil”.

O livro é composto pelo relatório final elaborado pelo coordenador de cada grupo temático, acrescido dos debates que se seguiram a essa apresentação no Simpósio, com a participação de debatedores e do público. A obra contém também contribuições de especialistas convidados para aprofundar a discussão de alguns temas. O ex-embaixador do Japão no Brasil Ken Shimanouchi assina o preâmbulo do livro. O prólogo é assinado pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe.

“É realmente espantosa a riqueza das reflexões coletivas promovidas pelos Grupos de Estudos, com a colaboração dos debatedores e da plateia presente ao Simpósio”, diz, na apresentação da obra, o presidente da Comissão Editorial, desembargador e professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Kazuo Watanabe.

 

Serviço

Lançamento: Centenário: Contribuição da ImigraçãoJaponesa para o Brasil Moderno e Multicultural, vários autores, Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas, São Paulo, 488 páginas

Quando: dia 24 de março de 2011, quinta-feira

Horário: a partir das 19h30

Onde:   Instituto Tomie Ohtake

                Entrada pela Rua dos Coropés, 88

                Pinheiros– São Paulo

                CEP 05426-010

                Tel.:(11)3209-3875

               RSVP até 18/03/2011

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 

 
Próximo >