Home arrow Notícias arrow Prefeitura de Mogi inaugura Torii e expõe os próximos projetos
Prefeitura de Mogi inaugura Torii e expõe os próximos projetos PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
25 de abril de 2008

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou nesta seta-feira (25), um Torii com 8,4 metros de altura por 22 de largura, na Rodovia Mogi-Dutra, altura do nº1461. O portal oriental faz parte da cultura japonesa e será erguida em celebração do Centenário no município.

 “A intenção é que funcione como um símbolo da imigração, uma vez que no dia 25 de abril de 1908 o navio Kasato Maru zarpou da cidade portuária de Kobe com destino ao Brasil, trazendo os primeiros cidadãos japoneses”, explicou Junji Abe, prefeito da cidade.

Com cerca de duas toneladas e na cor vermelha, como manda a tradição, o portal mogiano é o maior do Brasil. Suportes laterais em concreto foram colocados para dar mais segurança pela Administração Municipal e todo o trabalho teve seus custos barateados por equipamentos pessoais e materiais próprios.

Parque Centenário - Mogi também terá outra passagem que marcará os 100 anos da imigração japonesa: o Parque Centenário, localizado em Cezar de Souza. Em um terreno de 215 mil metros quadrados, o local terá quatro lagos naturais, pista de caminhada com quase 3mil metros de extensão e espécies nativas dos dois países. O espaço trará a comunhão com a natureza.

Haverá ainda no local uma réplica do Kasato Maru de 30 metros de comprimentos. No porão, acontece uma exposição de fotografias e objetos referentes à imigração, doados por famílias de origem nipônica residentes na cidade. A construção do navio pretende seguir com a máxima fidelidade ao original.

De acordo com prefeito, o objetivo é que a inauguração aconteça entre os dias 20 e 22 de junho, pois no dia 18 será o marco oficial das comemorações e terá uma série de eventos oficiais em todo o país.

 
< Anterior   Próximo >