Home arrow Notícias arrow Arte produzida no Forno Noborigama é exposta na ALESP
Arte produzida no Forno Noborigama é exposta na ALESP PDF Imprimir E-mail
Por Cibele Hasegawa   
25 de abril de 2008

A partir do próximo dia 29 (terça-feira) até dia 09 de maio, o hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição “A Arte da Cerâmica Noborigama”, desenvolvida pelo Atelier Suenaga & Jardineiro, Cunha (SP), em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Serão apresentadas as principais características desta arte tipicamente oriental da cerâmica de alta temperatura queimada a lenha no Forno Noborigama. Uma criação chinesa há mais de mil anos e incorporado na cultura japonesa, que foi trazida ao Brasil com a imigração.

O público irá conferir painéis com fotografias, que apresentam ampla narrativa com as origens do forno Noborigama. O formato se transforma ao longo do tempo até adquirir a forma atual. Destaca-se os procedimentos arcaicos utilizados no envelhecimento das argilas, a utilização das cinzas de lenha de eucalipto e de casca de arroz, incluindo as várias etapas do processo da preparação da cerâmica, como a modelagem, a pintura, a esmaltação, o enfornamento e a queima a 1.400ºC.   

Tais etapas serão mostradas durante a exposição em um vídeo rotativo produzido pelo departamento de Rádio e TV da Assembléia, incluindo as cenas da queima do Forno Noborigama.

As cerâmicas expostas compõem um amplo panorama da produção do Atelier Suenaga Jardineiro, com esculturas, painéis, mosaicos, objetos e cerâmicas para a mesa e para a culinária oriental, revelando a beleza incomparável da cerâmica vitrificada no Forno Noborigama.

SERVIÇO:

A Arte da Cerâmica Noborigama
Local: Palácio 9 de Julho - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo

 
< Anterior   Próximo >