Home arrow Notícias arrow Exposição “As 36 vistas do monte Fuji” acontece na Pinacoteca do Estado
Exposição “As 36 vistas do monte Fuji” acontece na Pinacoteca do Estado PDF Imprimir E-mail
Por Cibele Hasegawa   
05 de maio de 2008

Celebrando o I Centenário da Imigração Japonesa, a Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta “As 36 vistas do monte Fuji” de Utagawa Hiroshigue, do Acervo do Museu de Ukiyo-e, de Matsumoto, no Japão. Em cartaz até 25 de maio. Uma exposição que enriquece ainda mais a grande mostra “O Florescer das Cores – A Arte do Período Edo”.

O público poderá apreciar as diversas expressões artísticas dessa época e ainda conferir, no dia 10, às 15h, uma exibição da técnica de Ukiyo-e, realizado por um especialista japonês. O evento acontece no auditório e terá tradução consecutiva para o português. Serão distribuídas 144 senhas uma hora antes, no balcão da recepção.

“Fuji Sanjyuurokkei” (36 Vistas do Monte Fuji) são trabalhos de Hiroshige (1797~1858), publicados postumamente em 1859. O artista viajou pelo país a fim de retratar os mais variados aspectos do Monte Fuji (símbolo do espírito e sentimento dos japoneses).

No início do Período EDO foram impressas figuras simples que gradualmente se desenvolveram para a xilogravura satisfazendo, desta forma, a crescente demanda. A palavra ‘“UKIYOE” quer dizer “imagem do mundo otimista e alegre” e incorpora os significados dos prazeres cotidianos dos homens comuns, como as apresentações de Kabuki, as casas de Geisha, etc.

 

O Museu de Ukiyoe do Japão foi formado a partir da Coleção da Família Sakai, estabelecido na cidade de Matsumoto, província de Nagano, na primavera de 1982. Esse conjunto é reconhecido mundialmente como um dos maiores acervos de Ukiyo-e impressos, pinturas, screen, livros antigos e impressos modernos. Uma reputação construída não somente por sua grandiosidade, mas pela excelente condição da arte refinada e inclusão de algumas dezenas de obras extremamente raras, conservadas pelo esforço da Família Sakai.

 


SERVIÇO:

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2

São Paulo

Tel: 3324-1000

Visitas: terça a domingo, das 10h às 18h

De 4 a 25 de maio


 
< Anterior   Próximo >